Conversa ao pé do ouvido...

As mulheres que não me conhecem ou não lêem os meus rabiscos, não sabem o que estão perdendo! Eu poderia ensinar-lhes muitas coisas...

Por exemplo, a melhor dieta. Não é isso que todas querem conhecer para manter o corpinho sempre em forma?

Aos 64 anos, sou enxuto de corpo, 1,74m, 72kg. Quando engordo um quilinho, perco dois em seguida. Dizem os nutricionistas que o corpo funciona conforme os hábitos a que foi condicionado. O meu foi acostumado assim. Lá em casa, aqui no meu sempre pobre Nordeste, nos meus tempos de criança, comida era tão rara quanto vergonha na cara de político. A gente comia um dia e jejuava obrigatoriamente dois dias. No meio, para enganar a barriga, se comia muita goiaba com farinha d’água. E aí parece que o meu organismo adaptou-se para o resto da vida a esse sobe-e-desce calórico: embora não passe mais fome (ufa, que alívio!), mantenho a rotina de um quilinho a mais hoje, dois quilinhos a menos amanhã. Então, meninas, eis a receita para um corpinho enxuto: comida, um dia sim, dois dias não, e muita goiaba com farinha d’água!

Problemas com casamento e relacionamentos errados? Não se desesperem! Se não morrerem antes de ficar velhinhas, isso vai passar, acreditem!

Mas, como estou aqui para ensinar, vou dizer-lhes que sou muito experiente no esporte de levar pé na bunda. Já casei duas vezes, antes deste terceiro que, por incrível que possa parecer, já está durando mais de três anos, me amiguei oito vezes e todas (todas!) as vezes que os relacionamentos naufragaram, foram as madames que me mandaram arrumar os bagulhos e cair fora.

Sei o que estão pensando: “Como evitar que isso aconteça comigo?” Não há como! Quando acontece, acontece. Que você seja uma santa ou uma piranha, quando o cara prefere assistir ao Big Brother a querer saber a cor da sua calcinha, o negócio tá ralado, como diz o paraense. E quando você ouvir um “Não dá mais, vamos dar um tempo”, é bom acreditar, a não ser que você queira ser uma corna Epa. Sabe o que é isso? Você chega de repente em casa e encontra o seu marido, com a empregada ou com a vizinha, do jeito como nasceram, na sua própria cama e, surpresa, exclama: “Epa!”

Problemas de solidão? Precisam de boa dose de loucura para incendiar as suas vidas? Então leiam os meus rabiscos e eu, um doido que tem a mania de ser poeta, poderei convencê-las de que, de poeta e louco, todos nós temos um pouco. E quem sabe não cheguem a estarrecedora conclusão de que foi exatamente a loucura que fez falta em suas vidas? Talvez assim decidam ser poetisas e juntem-se a mim nesta Internet que já é, há muito tempo, uma Fábrica de Fazer Doidos!

Sejam bem-vindas!

Santiago Cabral
Enviado por Santiago Cabral em 01/03/2007
Reeditado em 06/10/2008
Código do texto: T397784
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.