Óculos !

Ontem à tardezinha estava com meu neto à beira da piscina. Como ele tem uma deficiência na visão – miopia – usa óculos e pelo fato de ter apenas sete anos isso, às vezes o incomoda por não entender muito bem o porquê tem que fazê-lo e outras crianças não. Eu também uso óculos, mas por problemas de presbiopia mas, ao contrário dele, os utilizo somente para leitura ou afazeres cotidianos que exijam proximidade dos objetos. Estava um pouco afastado observando-o brincar na água. Chamou-me para perto para mostrar-me alguma coisa, mas como estava mexendo em algo que exigia, estava com os óculos e ele não, por estar na piscina, claro. Tirei os óculos e me aproximei dele ao que ele perguntou. Vô, porque eu e você usamos óculos e os outros não ? Pensei por um instante em explicar-lhe da forma mais simples sem tocar no assunto de deficiências e tal. Disse: quando você estava sendo feito na barriga da tua mãe ela comeu um pouquinho a mais de fermento e por isso você tem que usar óculos! Nossa, a reação dele, ao contrário do que imaginei, óbvio,foi terrível. Ah vô, por que ela tinha que comer isso? Percebi que havia dito uma grande besteira, imputando a culpa para a mãe dele. Tentei consertar e emendei: Bem, ela não fez isso por mal e, afinal, a minha mãe também comeu fermento demais e por isso eu uso óculos e não podemos ficar chateados com elas. Ele ficou na borda da piscina me olhando e comentou: Sabe Vô, um dia eu vou encontrar uma máquina do tempo pra ficar bebezinho de novo! Perguntei o porquê e ele continuou a explicação. Fico bem pequenino e espero minha mãe parar de comer fermento para eu nascer sem ter que usar óculos! Fiquei sem ter muito o que falar e ele vendo minha cara de tristeza com tudo o que causei com o infeliz comentário ele completou. Vô, depois que eu usar a máquina eu empresto ela para você pra fazer o mesmo!