AS CARÊNCIAS HUMANAS

O Ser humano em geral, é um ser que nasce, cresce, trabalha, chora, sorri e vai se consolidando como pessoa no decorrer de sua existência, isto é natural e ao mesmo tempo impressionante porque desde criança somos "aprendizes" de alguma coisa neste mundo. Nossa memória praticamente é preenchida com cada novo aprendizado, como por exemplo a criança que aprende a balbuciar as primeiras palavras ou ainda quando aprende a engatinhar e também dar os primeiros passos em direção aos pais com aquele sorriso de vitória e superação.

Aprender os ensinamentos da vida é nossa missão enquanto seres evolutivos e intelectivos, em nossa busca pelo conhecimento estamos experimentando a vida em sua essência e assim crescemos em conhecimento e em caráter. Por outro lado, enquanto aumentamos nosso conhecimento, nossas experiências, aumentam também nossas "carências", sejam elas materias, espirituais e emocionais.

Queremos aqui analizar as carências emocionais porque elas fazem parte do nosso cotidiano interno, tudo aquilo que experimentamos gera uma emoção distinta da outra. Quando amamos alguém temos um sentimento bom que nos faz bem e nos torna pessoas "completas", quando odiamos ou sentimos raiva temos emoções ruins que nos prejudicam e podem gerar doenças físicas e também as doenças de nível psíquico tais como: Depressão, síndrome do pânico, transtorno bipolar(mudança extrema de humor), angústias e outras.

A carência de amor, de carinho, de atenção gera em algumas pessoas um sentimento de inferioridade. Carência de diálogo entre os familiares pode ocasionar inimizade e solidão. As pessoas solitárias são as que mais sofrem e têm diversos tipos de carência e às vezes se isolam nesta solidão não procuram ajuda e sofrem por muito tempo e até pela vida toda as "depressões" causadas por esta solidão.

Muitas pessoas neste século, no Brasil e no mundo que hoje é globalizado têm carências materias: Passam fome e outras necessidades, mas o que assusta os terapêutas é que num mundo globalizado muitas pessoas estão ainda isoladas em seus "casulos" e ficam solitárias sentindo fome e sede de amor, carinho, afeto, amizade e reconhecimento enquanto ser humano de valor ou enquanto profissional gabaritado. Façamos a mudança em nós mesmos para que possamos estar no mundo e fazer parte dele usufruindo das maravilhas que Deus criou para todos, e esta mudança está no mandamento maior de Cristo: " Ame o teu próximo como a ti mesmo" (Lc 10,27). Em primeiro lugar devemos nos amar, gostar de nós mesmos com nossas qualidades e com a lapidação de nossas carências ou defeitos, para que a cada dia nosso espírito seja cada vez mais elevado e nossa alma mais feliz.

MARCIO ZANNOVITCH
Enviado por MARCIO ZANNOVITCH em 22/11/2012
Código do texto: T3999526
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.