Sob Sete Palmos? Não, salvo pelo gongo!

Intriga-me a expressão sete palmos. Pelo menos nos dias de hoje, do que vejo em funerais, parece-me que a profundidade de uma cova é bem maior que os tais sete palmos. De qualquer maneira, eles causam terror a muita gente, sobretudo aos claustrofóbicos.

Apesar de toda a moderna tecnologia para detectar a morte, muita gente ainda tem medo de vir a ser enterrada viva.

O que me lembra outra expressão popular: salvo pelo gongo. Antigamente, para evitar que alguém fosse enterrado vivo, amarrava-se ao pulso do defunto uma cordinha que, passando sob a tampa do caixão, era deixada para fora da sepultura e ligada a um gongo. Cabia a um familiar ou amigo ficar de plantão ao lado da tumba. Caso o defunto vivesse, bastava um movimento da mão para que o gongo soasse e ele fosse desenterrado, salvo pelo gongo.

Hoje, talvez, fosse mais fácil um celular já programado para, com um simples toque, ligar para um determinado número e assim alertar a família de que o defunto estava vivo.

Surgem aí algumas dificuldades. Uma delas é que nem sempre e nem em todo o local há sinal para os celulares; se já é difícil dentro do elevador, imagine dentro de uma tumba. Outro problema é que, numa cidade grande, talvez o trânsito não permita que se chegue a tempo de resgatar o defunto. Além de tudo, o dono do número chamado pode estar com o aparelho sem bateria, desligado ou não ouvir o toque. Isto se realmente ele tiver interesse em salvar o defunto. Melhor mesmo confiar no gongo...

Lu Narbot
Enviado por Lu Narbot em 23/11/2012
Código do texto: T4000176
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.