O Dia de a Morte Chegar

Datado em 19 de novembro de 2012 o fim da vida do Policial militar Fábio Gefferson dos Santos Maciel, talvez no dia mais feliz da sua vida já que passara muito tempo construindo sua residência e sonhando viver o “eterno enquanto durem” com a esposa, filhos, cachorros e os periquitos. Fabio teve a emoção de ouvir o sim da sua amada, sentiu a adrenalina afoita acelerar o coração que no momento só pensava em ser feliz. Todavia, o destino tragédia que nos faz de atores neste Teatro às vezes algoz, havia escolhido outro fim para a aquele espetáculo, um imprevisível e catastrófico fechar de cortinas. O que dizer? Como entender a morte que chega a silêncio às vezes nos momentos mais felizes da vida de alguns enquanto para outros ela parece ter pavor de chegar perto. Para Jean Paul Sartre, a morte é mera faticidade. O nascimento é um fato idêntico ao da morte. São ambos os fatos ocasionais, podem acontecer ou não. Mas como entender isto? Gefferson Sargento da Marinha já havia passado por todas as provas de forças que alguém naquela situação pode suportar. Com certeza já chorou sozinho e sentiu que a morte chegaria ali, mas quando se casou e viu aquela multidão lhe sorrindo provavelmente se sentiu eterno, sentiu que o seu poder de imortalidade estava naquela felicidade que jorrava interiormente, até que em poucos passos o seu brinde de recordação que estava no bolso lhe ceifou a vida. O toureiro espanhol Júlio Aparício participava de um festival de toureadas na Espanha, quando em um momento de distração foi atingido pelo touro que o golpeou violentamente com um dos chifres na garganta. O chifre do animal perfurou a garganta e chegou a sair pela boca do toureiro. Júlio conseguiu escapar e sair com vida do tenebroso espetáculo. Nos EUA o Supervisor de Construção de Ferrovias da Rutland e Burland Railroad, Phineas Cage, resolveu enfiar um vergalhão de 2.5 centímetros de diâmetro e um metro de comprimento em um buraco que tinha explosivos para destruir uma pedra, o explosivo detonou lançando o vergalhão diretamente no rosto de Cage, que caiu desmaiado, o ferro lhe atravessou a bochecha e vazou um dos olhos abrindo-lhe um túnel no cérebro. Os médicos que disseram inicialmente o deram como morto, mas ele driblou a morte e voltou à vida. No Rio de Janeiro um mergulhador teve acidente parecido só que desta vez foi com um arpão de pesca que lhe atravessou o crânio. Em Santa Catarina uma mulher grávida de 02 meses caiu do 10º anda de um prédio e sobreviveu. Daiane Beatriz estava limpando a sacada de um apartamento quando se desequilibrou e foi abaixo, naquele dia a morte estava em outras cercanias e uma arvore amorteceu a queda da mulher, quando o socorro chegou ela já estava de pé. Em Curitiba uma mulher de 27 anos conhecida como Noeli Aparecida dos Santos levou dois tiros na cabeça e mais cinco em outras partes do corpo, socorrida em estado gravíssimo sobreviveu dias depois. Um homem ficou dois meses preso na neve dentro de um carro na cidade de Ummea na Suíça, sem comida tinha apenas neve derretida para matar a sede. Segundo relatos dos médicos é inacreditável que alguém consiga sobreviver em condições tão inóspitas como aquela, que além da fome a temperatura chegava a – 30º C. Em Belo Horizonte um morador de rua de 68 anos fora arrastado pelas correntezas do Rio Arruda nas enchentes de 2011, dado como morto foi encontrado três dias depois em cima de uma carcaça de sofá levado pelas chuvas. Marileide Silva Enfermeira de uma Clinica Psiquiatra do Rio de Janeiro fora surpreendida por um paciente psiquiátrico em um plantão noturno, ele estava com um pedaço de vidro e lhe cortou o pescoço e desferiu diversos golpes pelo corpo, dada também como morta sobrevivera do coma seis meses depois, hoje trabalha normalmente sem a menor seqüela. Contudo, a morte não chegou desta maneira precoce e inescrupulosa apenas para o Sargento Maciel. Julia Arnold de Kansas City nos EUA. Sobrevivera a um tornado em 2002 onde a Van que dirigia foi surpreendida e jogada contra a parede de uma antiga fazenda, oito pessoas incluindo seu irmão Jersey morreram no acidente, ela milagrosamente saiu apenas com um arranhão no braço esquerdo. Em 2011 chegava em casa com um saco de compras quando se desequilibrou no primeiro degrau da escada e bateu a testa no degrau superior. Pouco tempo depois chegava o Socorro, mas o medico confirmara que já era óbito.