Se vis pacem,para bellum

A guerra é luta sangrenta à mão armada.Isso diz tudo: assassinato,violência,perseguição,ódio,ferro,fogo, sangue.Com o seu início cessa o direito,a razão,a justiça.Desaparece depois a ordem,a alegria,o sossego,por fim vem a destruição,o pavor,o saque,a fome,o desespero,a morte.Triste mundo este em que vivemos,no qual nada existe de constantemente bom,de duradouramente agradável,de estavelmente seguro.Tudo aqui é transitório e alternativo.O que é hoje pode não ser amanhã.A tranquilidade e a intranquilidade moram conosco.A paz e a contenda se sucedem.Momentos de satisfação e de aflição nos acompanham sempre. O Cristianismo procurou melhorar a incompreensão humana pela lei do Amor,a filosofia esforçou-se por generalizar o conhecimento racional,a ciência tem diligenciado engrandecer o gênero do saber organizado,mas ainda assim a humanidade continua persistente no desamor,no ceticismo,na ignorância,omitindo-se a grande compreensão da finalidade da vida. O egoísmo,a vingança,a ambição,com a subestima por tudo o que é bom,nobre e justo espelham o tempo do obscuro planeta em que vivemos."Se vis pacem,para bellum" - "se quer paz prepara-te para a guerra" -é um provérbio latino bem conhecido e totalmente seguido pelos países armamentistas.A guerra quando mesmo justificável para defesa da nação,após fracassado entendimento diplomático,é sempre uma demonstração da força bruta tripudiando sobre o direito e a razão,o que comprova a inferioridade do nosso tempo. Insisto em me perguntar por que tudo isso acontece?E,não encontro outra senão a resposta de que é simplesmente porque foi banida dentre nós a lei do amor,primeiro requisito para a implantação da paz.Contudo,a paz é almejada por todos.Fala-se muito a favor da paz,trabalha-se arduamente pela paz,deseja-se intensamente a paz.Esse anseio de pacifismo representa a alvorada do amor, a maior força de atração universal. Tenhamos portanto,fé,idependentemente de qual seja a religião.Algum dia a humanidade depurada na retorta dor,no crivo da provação,exausta de tamanho sofrimento,cansada de guerra,esclarecida das verdades eternas,aceitando finalmente a idéia de fraternidade universal,com os olhos voltados para o Alto,passará a trilhar o caminho do amor,então o nosso mundo será povoado por gente mais adiantada,evangelizada,amante da verdadeira paz!

Esperemos confiantes a vitória do amor,que renovará a face da terra.Ele é,sem dúvida,a fortaleza invencível contra toda a maldade humana.Só o amor poderá vencer a guerra.

Bergilde
Enviado por Bergilde em 29/11/2012
Código do texto: T4010737
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.