BRASIL BABILÓNICO

O Brazil não conhece o Brasil. Esta afirmativa compõe o primeiro verso de uma canção de Aldir Blanc, interpretada por Elis Regina.

Querelas do Brasil é uma crítica à distorcida visão dos gringos sobre o nosso país. Há 30 anos Elis é morta, a música esquecida, mas sua intérprete não. E o que mudou nesse tempo foi o olhar do brasileiro sobre o próprio país. Cala-se ao primeiro verso da canção para cantar o que diz na segunda estrofe – O Brasil está matando o Brasil -.

O animal homem é o pior dos predadores. Para “sobreviver” devora e devasta tudo. Por conta disso já não temos o Brasil com rios caudalosos, peixes em abundância, árvores frondosas, pássaros canoros, descrito por José de Alencar. Todas as espécies de animais estão ameaçadas de extinção; variedade de flores e frutas típicas, também. As tribos indígenas são mínimas e quase todas influenciadas pela "cultura" dos brancos. A desertificação reduz cada vez mais o que era imensidão de terras férteis e contínuas. Por fim, Brasília, construída no planalto central do país, com muito verde e um clima privilegiado, sofre todos os danos decorrentes da especulação imobiliária. Em apenas 52 anos vê-se afrontada pelo caos.

Ao mesmo tempo de Querelas, Chico Buarque compôs Passaredo, uma canção cujos versos cantam toda variedade de pássaros nativos. A maioria deles já não existe ou está na mira da predação.

O Brasil está matando o Brasil, sou eu quem repete agora. Aos poucos ou rapidamente antecipa a destruição apocalíptica, qual a de Babilônia descrita por João (Apo. 18). O Brasil, desmatando-se, mata o próprio corpo. Corrompendo-se, destrói-lhe a alma.
______________________________________
Ouça as duas canções>
http://www.youtube.com/watch?v=jT3AmQnPSHo&feature=fvsr

http://www.youtube.com/watch?v=8ZbfbyLoCCE

Fotos Google.
1. Ruínas de Babilônia
2. desertificação no Brasil

LordHermilioWerther
Enviado por LordHermilioWerther em 29/11/2012
Reeditado em 30/11/2012
Código do texto: T4011877
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.