Parente mais próximo

Abriu-se a porta lentamente e para a surpresa do dono da casa que se chamava Iludido viu que a pessoa que estava em frente a sua porta não era familiar por que era Verdade um morador simples e sempre sincero e que poucos conheciam na região. Então sem saber quem era o perguntou:

_Qual o seu nome?

_Verdade, e o seu deve ser Iludido certo?

_Sim, mas como sabe meu nome?Se eu nunca te vi e nunca ouvi falar no nome Verdade

_Sou seu parente mais próximo Iludido e quero entrar e viver com você em sua casa. Iludido furioso disse

_Eu não o conheço, Verdade! Passe bem. Fechando a porta na cara do pobre homem

No outro dia o homem insistente volta à casa do Iludido e outra vez bate em sua porta. O iludido por sua vez ver aquele mesmo homem ao se direcionar para atender a porta, e logo o pergunta:

_O que você quer? Então Verdade reponha

_Agora que me conhece por que não posso entrar em sua casa? Iludido sem paciência diz a ele

_Sou um homem importante na cidade na cidade, tenho muitas posses e mesmo que você seja meu parente como andarei com um homem simples e que ao menos não mente para agradar os outros, como andarei com você Verdade? A sociedade não aceitaria

Então Verdade depois de ouvir essa frustrante declaração vai embora, mas deixa a seguinte mensagem:

_A partir de agora não existo mais para você

E no dia seguinte o Iludido foi ao seu trabalho onde era o prefeito da cidade, ele tão bem chegou e logo foi despejado acusado de furto pelos seus próprios amigos da alta sociedade. Ele inocente foi deposto e todos se afastaram até seus familiares, pois não era boa para a imagem deles andar com um ladrão.

Solitário Iludido lembra de Verdade e resolve em ir procurar seu parente mais próximo de tanto procurar ele acaba encontrando o endereço e resolver ir até lá. Para sua surpresa Verdade vivia em uma casa enorme que porem de simples era muito rico. E sem pensar duas vezes corre até sua porta e aciona a campanhinha, e logo foi recebido por Verdade que logo foi dizendo:

_Quem é você?

_Sou o Iludido lembra! Seu parente mais próximo

_Eu não conheço nenhum Iludido, e mesmo se fosse meu parente mais próximo não poderia andar com alguém que não tem fé. Passe bem

Com isso Iludido volta a sua casa e lá já estavam sendo confiscados seus bens e nunca mais viu Verdade.

Mas não condene o Iludido, quem acolheria um desconhecido em sua casa?