Olhemos o necessário

Do que adianta o governo do Brasil investir nas Olimpíadas e na Copa do Mundo e não investir em educação, saúde e segurança? O que estamos vendo? Estamos vendo os cidadãos apavorados, sem poder sair de noite, sabendo que podem ser assaltados a qualquer momento; estamos vendo gente sofrendo nos corredores dos hospitais para conseguir um atendimento e crianças e adolescentes que passam de ano sem, muitas vezes, saber as operações básicas de matemática ou escrever decentemente o próprio nome. É isso o que queremos para nós? Um Brasil que recebe os estrangeiros sediando eventos esportivos de alcance mundial mas não cuida do que é realmente necessário para os seus cidadãos?

Seria ótimo que os próprios brasileiros, em vez de se entusiasmar com isso, ameaçassem boicotar esses eventos e dissessem:"Não precisamos de pão e circo, precisamos de educação, saúde e segurança! Do que adianta impressionar os turistas oferecendo a eles um banquete enquanto nós morremos de fome?"

Temos que nos indignar contra isso, contra essa indiferença! Podem ficar dizendo que esses eventos serão futuro para nós e vão aumentar esse prestígio.Não acreditemos nisso! Isso é conversa dos meios de comunicação para nos alienar e desviar nossa atenção do que é realmente urgente. O governo e a mídia não podem continuar tentando nos iludir com discursos bonitos e sem consistência. E, para reforçar esse pensamento, reflitamos bem sobre uma questão: em que uma Copa do Mundo e Jogos Olímpicos irão realmente nos ajudar? Farão do Brasil um lugar mais seguro, que forneça uma educação de qualidade e serviços de saúde decentes?

Não nos entusiasmemos com isso, que, na prática, não nos ajudará em nada. Quem vai encher os bolsos são os poderosos, as empresas de turismo, de publicidade e tantos outros que querem lucrar com isso. O povo não vai nem ver o dinheiro que os turistas estrangeiros trarão para o Brasil. E os turistas verão um Brasil maquiado, já que as empresas de turismo e os hotéis não vão querer que eles vejam o lado feio do nosso País.