imagem: internet




O CARA
 
Devido ao meu trabalho tenho tido pouco tempo de me organizar. Hoje tive um pouco de folga e resolvi organizar minha pasta de músicas e me deparo com a música "O TEMPO NÃO PARA" de Cazuza, o que me levou a outra música sobre um "Cara", com uma explosão (midiática) nas redes sociais e trilha sonora de novela, fazendo um estrondoso sucesso (só pra constar: esse cantor é o Cara!). Mas independente do Cara, da música, mas o Cara, no sentido figurado, aquele que acontece, tenho visto muita gente por aí se gabando de ser esse cara. Mas será mesmo? Pra mim O CARA (ou A CARA - por que não?) não é nem aquele(a) que acontece e sim aquele que faz acontecer e assim permanece por muito tempo; se destaca em determinado assunto ou profissão, fazem a diferença. A história da humanidade está cheia desses caras. Caras que fizeram acontecer e permanecem até hoje, nos servindo de base e orientação, seja através de ensinamentos, pensamentos, leitura, pintura, escultura, música... e por aí vai.

E não é preciso voltar ao tempo de Cristo, Buda, Confúcio, Julio Cesar, ou mais recentemente, Gandhi, Einstein, pra encontrar os tais "Caras". Podemos encontrar, sim, pessoas que fazem realmente a diferença, pra mais, e que podem ser chamados de O CARA. Dos mais recentes, exemplificando, acredito que a maioria conheceu Elvis Presley, o show em pessoa; esse era O CARA. Ainda na área da música, mais recente, Michael Jackson, meio esquisito é verdade, excêntrico, mas na sua profissão era O CARA. Claro que não poderia esquecer aqui de nosso Rauzito, o maluco beleza Raul Seixas, Cazuza, com suas composições incríveis, Renato Russo, e tantos outros. Temos também Paulo Coelho que além de compor com Raul ainda escreve muito bem. Irmã Dulce, com suas obras sociais de caridade, A CARA. A médica Zilda Arns Neumann, outra grande mulher que merece ser citada pela grande assistência e dedicação no combate à mortalidade infantil e assistência às mães de baixo poder aquisitivo. Oscar Niemeyer, outro que fez diferença em sua área de atuação. Nossa história está cheia deles...

E mesmo que não mundialmente conhecidos, sejam destaque em comunidades ou grupos, sendo importantes entre esses e os seus. Assim, tenho lidos muitos aqui, que se destacam, pela excelência em seus textos e que bem poderia enumerar aqui, e são, OS(AS) CARAS  do Recanto. A todos OS CARAS e AS CARAS que conheci e que não pude conhecer, deixo aqui o meu respeito e admiração pela coragem pela força e perseverança. A todos vocês um grande abraço, um bom final de semana.
 




Uberaba/MG, dia chuvoso, abafado – 10:40h - 15 de dezembro de 2012.

Walter Peixoto