Uma boa ação de Natal

Eu estava tomando sorvete no Shopping com um amigo e me deu sede. Fui comprar água numa dessas ilhas que vendem doces no meio do corredor. Antes que eu fizesse o pedido, a moça me oferece:

– Quer ganhar uma tortinha?

A entonação dela me induziu a pensar que eu deveria “concorrer a uma tortinha”, então respondi com outra pergunta:

– Quero sim! O que é que eu tenho que fazer?

As duas moças da ilha riram. Não me responderam de imediato. Percebi que nessa hora me examinavam mais cuidadosamente. E parece que passei no teste da confiabilidade, porque explicaram:

– É que a gente precisa colar na árvore de Natal as cartinhas dos nossos filhos ao Papai Noel, mas a gente não pode sair daqui...

Foi só então que percebi que enquanto me atendiam, de fato, elas colavam a fita adesiva dobrada no verso das cartinhas.

A cena me comoveu. Prontamente me dispus:

– Eu colo sim!

Os olhos das moças brilharam. Vi que tinham quatro cartinhas e brinquei:

– Mas eu vou ganhar uma tortinha para cada cartinha que eu colar?

E uma delas respondeu:

– Bom, posso ver...

Ao abrir a sua bolsa, tirou um bombom e um pacote de bolachas recheadas.

– Era o meu almoço. Mas não tem problema. Pode ficar!

Mais ainda meu coração amoleceu de imaginar a vontade daquela mãe de tentar satisfazer o desejo dos filhos, ficando até sem almoço... Ou pior: sem as bolachas do almoço.

– Não precisa nada não, moça! Eu colo as cartinhas!

Mas ela insistiu. Para que não soasse como desfeita, aceitei o bombom. E peguei as cartinhas na condição de eu poder lê-las. Tomei todo cuidado para que não colassem umas nas outras, com aquele durex todo.

Cada uma das quatro crianças queria um presente diferente: um carrinho com controle remoto, uma Barbie, uma piscina de bolinhas e uma caixinha de som.

Se eu tivesse dinheiro suficiente, compraria esses presentes pra eles...

Meu amigo disse que já havia trabalhado nos Correios e que desempenhara essa função de ler e encaminhar as cartinhas enviadas ao Papai Noel. E me contou que alguns pedidos são mesmo atendidos!!! Será que depende mesmo do bom comportamento das crianças ao longo do ano?!

Fomos eu e ele segurando as cartinhas abertas, com seus respectivos durex colados, em busca da tal árvore de Natal. Ao encontrar o grande pinheiro na entrada do Shopping, percebemos que não havia nenhuma cartinha colada. Se as colássemos ali, era certo que retirariam e o Papai Noel não as receberia. Coitadas das crianças.

Tinha que haver nesse Shopping uma outra árvore específica para colocar as cartinhas! Percorremos os corredores, subimos e descemos, andamos por todos os lados até avistarmos numa ala a bela árvore já com algumas cartinhas e várias pessoas lendo os pedidos.

Colamos as nossas e saímos. Mais do que presentes, desejamos fortemente que essas crianças tenham grandiosos futuros.

(Catalão, 20/12/2012)

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 21/12/2012
Reeditado em 21/12/2012
Código do texto: T4047395
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.