VER E ENXERGAR

Ver e enxergar são, com o perdão do trocadilho, coisas que dependem do ponto de vista.

Às vezes estamos cegos de ódio, outras vezes, cegos de amor.

Muitas vezes não enxergamos aquilo que está bem abaixo do nosso nariz, e em outras situações vemos bem além daquilo que se nos apresenta.

Podemos enxergar até “chifre em cabeça de cavalo”, imaginem! Como também podemos não ver uma trave que esteja ocluindo a nossa visão.

Algumas vezes Deus coloca uma venda em nossos olhos, com o intuito de que enxerguemos apenas o nosso interior e façamos uma reflexão sobre os nossos atos, nossa maneira de agir, de pensar, enfim, sobre a nossa vida. Essa venda pode vir na forma de uma doença, como a própria cegueira, pode vir na forma de uma dor, de um sofrimento ou de uma perda.

Dessa maneira nos é dada a oportunidade de, fazendo uma autocrítica, enxergarmos o nosso orgulho desmedido, a nossa vaidade exagerada, o nosso egoísmo, a nossa soberba, a falta de indulgência para com o nosso próximo, a falta de paciência com um irmão enfermo ou com um idoso, enfim, nos é dada a condição de, conhecendo as nossas deficiências e imperfeições, mudarmos a nossa atitude perante a vida e perante aqueles que nos cercam e melhorarmos como seres humanos.

Para isso precisamos, de fato, nos ver e enxergar interiormente.