Dezembro

A primeira folha do caderno é rasgada. Esta cronista não sabe exatamente como redigir a última crônica de 2012. Lá fora, dezembro, chuva e vento.

É dezembro, mais um ano vai se aproximando de seu término. Apenas mais alguns dias nos separam de um novo recomeço, propostas de renovações, surpresas e esperanças.

A vida segue assim, encerrando ciclos e iniciando novas jornadas. Ficaremos mais velhos, cabeça branca, experientes e mais cautelosos em tomar determinadas decisões. No entanto, novas crianças nascerão, adolescentes imaturos sofrerão pelo primeiro amor e jovens agirão com emoção e não com a razão.

Nossa existência é escrita com tintas multicoloridas, que podem a qualquer momento manchar algumas páginas em branco. Por isso, é preferível vivermos impetuosamente a cada minuto que respiramos, a cada sonho sonhado, a cada sentimento enlaçado. Somos todos protagonistas da vida real, contracenamos com vilões das quais em algumas situações, somos nós mesmos.

Essa é a vida, sempre regida pelo maestro tempo. Contudo, podemos ser instrumentos de harmonia. Se desafinarmos, saberemos improvisar. Somos as notas musicais componentes de uma trilha sonora ritmada pelo nosso coração.

A segunda folha do caderno é preenchida com singelas palavras. Lá fora, dezembro, chuva e vento. No próximo ano, teremos novamente, dezembro, chuva e vento. Os cenários da vida são sempre os mesmos. E nós continuaremos como personagens, prontos para enfrentar nossos dramas, destemidos durante nossas peripécias, sorridentes com as comédias diárias e melancólicos com as tragédias inevitáveis.

Portanto, jamais podemos esquecer de que o melhor da vida é saber viver. E para que isso, definitivamente aconteça, não devemos ficar rendidos às decepções e erros do passado e muito menos podemos antecipar as angústias do futuro. Porque entre esses dois tempos, existe o presente e esse sim, deve ser ovacionado e contemplado sem receio.

Uma terceira folha tem letras que formam a última crônica de 2012. Lá fora, dezembro, chuva, vento e a poesia da vida...

Mayanna Davila Velame
Enviado por Mayanna Davila Velame em 22/12/2012
Código do texto: T4049042
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.