A nossa vida é no agora

Quantas vezes pensamos em fazer algo por nós mesmos, mas devido à correria diária dizemos: "vou ter que deixar isso para depois". E assim a vida vai passando e suas próprias coisas vão ficando sempre para depois. Não é raro vermos pessoas desanimadas com a vida, envolta em problemas e fechadas em si mesmas.

Estou dizendo isso, pois com as idas e vindas da minha vida, eu percebi que estava ficando cada vez mais distante das pessoas e mais mergulhado nos meus afazeres. Porém eles não eram afazeres que alimentavam minha alma, me alimentavam apenas neste mundo físico. Estava sempre muito ocupado demais com minhas coisas e sem tempo para mais nada, sem tempo para olhar para mim mesmo, me cuidar, pensar na minha vida, no que eu realmente quero para mim. Eu havia chegado em meu ponto de saturação tanto emocional quanto mental com tantas preocupações, me quebrei. Até que, nos últimos dois meses, a minha vida deu uma parada inesperada devido a alguns acontecimentos, que não ficarei aqui detalhando, mas esta parada me fez refletir sobre um tanto de coisa.

Quando olhei para trás, fui percebendo que os relacionamentos com as pessoas que tive contato estavam superficiais demais, era apenas no trabalho um "oi", um pouco de conversa e nada mais. Na faculdade, o mesmo aconteceu, houveram alguns churrascos em meu sítio, comparecimento em massa da turma, mas depois simplesmente perdi contato com grande parte dos meus colegas. Fui percebendo que o que acontecia comigo, acontece também com as outras pessoas. O pouco de contato que tenho com pessoal da faculdade, quando os pergunto se eles têm visto alguém da turma, por exemplo, a resposta é sempre negativa. Ou seja, não há uma construção de um laço mais profundo, constrói-se, atualmente, laços muito temporários e superficiais. Foi então que decidi fazer algo que nunca havia feito antes, chamei meus ex-colegas de trabalho para um jantar em minha casa e foi um excelente e inesquecível momento que vou querer repetir infinitas vezes e deixei a proposta de que este encontro seja feito cada hora na casa de um, para que mantenhamos a amizade sempre viva dentro do grupo. Foi um dia maravilhoso, descontraído, muitas risadas e muita, muita conversa "jogada fora". E daí percebi o quanto é importante que tenhamos uma interação maior com as pessoas à nossa volta e o quanto a correria que nos faz sempre deixar essas coisas para depois nos faz mal.

O famoso discurso do "você sumiu", para mim não existe, pois se um não quer, dois não somem e quem ouve o "você sumiu" é porque procurou a pessoa, sendo que ela dificilmente lhe procura. Por que grande parte das pessoas dizem ao outro "você sumiu" ao invés de procurar manter o contato sempre? Por que não convida para recepcioná-los em sua casa, marcar uma saída? É com a convivência com outras pessoas, é nos relacionando uns com os outros que nos tornamos pessoas melhores e vemos a vida com mais sentido. Por deixar de ter um convívio mais próximo, muitas vezes, cria-se pré-julgamentos sobre as pessoas que bloqueiam, posteriormente, algum tipo de contato mais próximo e fica-se com uma antipatia gratuita de alguém e deixa-se de expandir o círculo de amizades. Talvez, se tivesse dado a chance para você mesmo de ter contato mais próximo com esta pessoa, veria o quanto poderia estar errado em relação a ela e passar a ter uma amizade muito grande por ela. Aquele que se fecha se torna uma pessoa ignorante e egoísta.

Portanto, não deixe seus relacionamentos para depois, não deixe para pensar na sua vida para depois, não deixe seus alimentos da alma para depois. Pois, um dia, se sentirá deprimido e sem energia para seguir em frente e estará se perguntando a razão para isso e a razão você descobrirá: é por ter deixado tudo o que mais importa na sua vida para depois. Então tudo o que sente falta de fazer agora, faça, seja uma viagem, um encontro com amigos, não importa o que seja. Expanda seus horizontes, mas faça isso agora antes que seja tarde demais.