Ponte Aérea: Rio-Londres

É muito complicado falar de algo tão comovente e triste quanto o que aconteceu dias 7 e 21 de julho, em Londres. Antes de qualquer coisa quero deixar minhas humildes condolências aos familiares dos que se foram e àquelas centenas que estão feridas. Continuando, o drama humano é sempre emocionante até mesmo para aqueles que se julgam frios.

Mas acredito que antes de olharmos para os infelizes mortos em mais ataques terroristas dos famigerados e procurados componentes da Al-Quaeda, devemos olhar para o nosso próprio umbigo (quase que literalmente). Só na madrugada de 5 de julho, segunda-feira foram 11 mortos e 5 feridos! Destes 6 inocentes. Crianças. Pais de família. Linha Vermelha, Linha Amarela e Avenida Brasil paradas e/ou bloqueadas por bandidos trocando tiros com a polícia. E isso não é terrorismo? E isso não é para ser discutido em uma reunião com os líderes mundiais?

E na terça-feira... mas antes de falarmos de mais esse crime, vamos falar do destino. Não, não é piada! Parece que esse tão falado camarada se torna cada vez mais melindroso em suas artimanhas. Como se não bastasse um jovem ter sido morto, assassinado cruel e friamente por outro jovem quase da sua idade por causa de um assalto a um ônibus em uma das principais vias de acesso a cidade do Rio de Janeiro; ele era o aniversariante do dia! E como milhões de trabalhadores havia acabado de receber o seu salário, mas como o amigo destino anda cada vez mais estranho, era o seu PRIMEIRO salário como auxiliar de cartório!

Ainda teve um desabamento, causado por uma explosão do botijão de gás de cozinha, na favela do Jacarezinho onde os bombeiros foram impedidos de entrar com os equipamentos adequados pelo local se encontrar em um beco muito estreito. Ali perdemos 5 pessoas, sendo 2 crianças. E mais um menino e uma menina no hospital em estado gravíssimo, como 93 e 95% do corpo queimado respectivamente.

A ainda temos o caso Ritchoffen, onde sua filha, assassina confessa dos PRÓPRIOS pais saiu linda, bela e impune dos corredores do presídio essa semana. Alegando ser apenas cúmplice... ora, ora, ora... e desde quando cúmplice também não é culpado?

Onde está a mobilização e a comoção do povo? Quem sabe se perguntando se o Ronaldinho ainda fica com a Cicarreli... Onde está a vontade das autoridades? Quem sabe recebendo malas de dinheiro por aí... É muito complicado olhar em volta e não ver onde se apoiar. Parece que todos têm medo de uma bomba explodir no nosso metrô acionada pelo Bem-te-vi! Não vai ser bem assim, mas garanto que ele já matou muito mais! E o que estamos fazendo contra isso? Nada, absolutamente nada! Cada um na sua e sem nada em comum! Todos estão muito horrorizados com os acontecimentos na Inglaterra, sim, com certeza! Mas e os acontecimentos aqui na sua esquina? E os tiros que você houve a qualquer hora do dia ou da noite? O que você vai fazer?

É claro que o exemplo e principalmente as ações devem vir de cima. Por isso é fato dizer: Antes de querer mudar o mundo, Sr. Luiz Inácio, olhe para a capital cultural do seu país. Faz muito tempo que a cidade de maravilhosa não tem nada e com certeza, o Rio não continua lindo!

Kiki Black