O Natal da Boneca De Pano

Uma certa manhã, uns 22 anos atrás, a Professora Dalva perguntou aos seus alunos de seis anos se eles sabiam como tinham nascido. A professora olhou para os rostinhos deles e percebeu que o assunto não era bem conhecido da turma até que a minha filha Bia levantou a mão e disse que ela sabia tudooooooo! Tudinhooooooo!

A Professora Dalva deixou a pequena contar a versão dela de como ela veio ao mundo.

"Meus irmãos queriam muito uma irmãzinha, aí eles pediram uma pro Papai Noel. Na noite de Natal, o Vinnie e a Lú viram o Papai Noel entrar pela janela e deixar o presente embaixo da árvore de Natal. Assim que o Papai Noel saiu eles correram até a árvore e viram que era uma boneca muito linda, mas uma boneca e não uma irmãzinha! Eles abriram a porta e gritaram pro Papai Noel voltar e ele voltou! E rápidinho! O Vinnie e a Lú reclamaram um montão falando que queriam uma "irmãzinha de verdade" e não uma boneca de pano por que a Lú tinha um montão de bonecas de todo tipo. Aí o Papai Noel pegou uma faca, fez dois cortes pequenininhos perto do umbigo da boneca e aí o Papai Noel soprou, soprou e soprou vida pra dentro da boneca! Bem rapidinho a boneca virou uma menininha: EU! E o Papai Noel disse: "Vinicius e Ana Luiza, vocês têm que cuidar da irmãzinha de vocês, sempre! Ela é muito novinha e precisa de cuidados. Os cortes vão ficar na barriguinha dela assim vocês se lembram sempre que a vida entrou pelos cortes e ela veio à vida!" O Vinnie e a Lú estavam tão felizes que resolveram me chamar de Beatrice que é que nem Biatriz, só que em inglês.

Bem, a Professora Dalva parabenizou a Bia pela estória mas disse que não era bem daquele jeito que as crianças nascem. Mas a Bia insistiu muito, até brigou dizendo que era assim que ela tinha nascido, como ela foi parar na casa e na família do Vinnie e da Lú.

A estória deu pano pra manga e um dia a professora me pediu para ir à escola e me perguntou porque eu alimentava aquela estória fictícia da minha caçula. Eu fiquei assim sem entender nada. Perguntei, "Que estória Professora Dalva?" E ela respondeu, "Aquela do nascimento dela, oras!" Olhei assim pra ela sem noção alguma e disse, "Pois bem, me conte a estória por que a desconheço Professora". A Professora me contou e eu só ouvi ....

Cheguei em casa e fui logo chamando a Bia e indaguei, "Bibi, porque você contou aquela estória sobre como você nasceu? Você sabe que não é bem assim que as crianças nascem. Você sabe que não é daquele jeito por que você já viu o livro dos partos né! Você viu como as famílias crescem. O Vinnie, a Lú e você nasceram do mesmo jeitinho. O médico cortou aqui bem abaixo do meu umbigo e tirou vocês. Você sabe, Bibi. Você sabe!" Mas a Bia respondeu, "O Vinnie falou que NÃO!" Fitei o meu filho mais velho de nove anos, quase dez. Olhar tipo, VOCÊ ME PAGA! Olhei bem feio pra ele mas a Bia começou a chorar e já soluçava sem parar e dizia, "Não é mesmo verdade que Papai Noel soprou a vida para dentro da boneca e aí eu nasci, Vinnie!? Não foi assim mesmo Vinnie!?" O Vinicius olhou pra irmãzinha, a abraçou e confirmou que sim ao repetir a estória mais uma vez e a Lú fazia que sim com a cabeça o tempo todo. Só que ao chegar no finalzinho da narração, o Vinnie dá uma pausada, levanta de leve a blusinha da Bia e passa os dedinhos pelos cortes na barriguinha da irmã enfatizando, "E é assim que os dois cortes na sua barriguinha foram feitos Bia! O Papai Noel fez os dois cortes e com muito amor ele soprou a vida para dentro daquela boneca que virou VOCÊ! Minha irmãzinha e da Lú também!"

Poucos minutos depois, as meninas estavam tomando banho e perguntei pro meu filho porque ele tinha inventado aquela estória.

O Vinnie respondeu, "Um dia a Bia perguntou porque ela tinha aqueles cortes na barriga e porque a Lú e eu não. Pôxa Mãe! A Bia sofreu tanto quando ela era bebezinha né! Ela ficou longe da gente um tempão, foi operada três vezes, tomou um monte de injeção também, ficou careca umas quatro vezes ... Não podia contar a verdade, né? Eu tinha que contar alguma coisa bonita pra ela e aí eu inventei a estória. Não foi por mal não. Foi pra ela não ter que lembrar tudo aquilo de novo. Você tá zangada comigo Mãe?"

Abracei o meu filho bem forte e sussurrei, "Que sorte a Bia ter um irmão como você Vinnie! Que sorte filho!"

Nota da autora: A minha filha teve uma infecção anal que o pediatra dela não constatou e ao completar 3 meses foi operada pela Dra. Salete Mathias quem a salvou ao fazer uma colostomia que deixou duas cicatrizes na barriguinha. Foram quase três anos de convivência dentro do Hospital Pérola Byington (SP, Capital) fazendo fisioterapia 3 x por semana.

E eu imaginando que meu filho, então com cinco anos, não tinha muita noção do que ocorria com a irmãzinha dele. Mal eu sabia!

Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 29/12/2012
Reeditado em 04/01/2013
Código do texto: T4057837
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.