Quanto Você Vale?

Qanto Você Vale?

É público e notório que mercadologicamente existe a lei da oferta e da procura. Volte à época das Grandes Navegações. Quanto valia uma pimentinha do reino? As especiarias valiam ouro. Mas, qual é mesmo o ouro de hoje?

Por aqui no nordeste acredito ser o feijão devido à seca. No mercado é mais ou menos assim: você compra um saco de feijão por mais ou menos R$180.00. Você planta, colhe, etc, depois vende por mais ou menos R$ 50.00. Desanima o pobre do agricultor.É a lei da oferta e da procura. O que tem de mais no mercado vale menos, o que tem de menos vale mais. Neste momento você vale mais, ou menos?

Na história do Brasil estudamos os ciclos: do pau-brasil, da cana-de-açúcar, do café, do ouro, não necessariamente nesta ordem. Hoje no Basil o que é mais caro no mercado? Quais os ciclos dessa geração?Informática? Produtos tecnológicos? Acho que tem por aí uns ciclos muito curiosos: ciclo do mensalão, da corrupção, dos favores políticos, da compra de votos. A essa altura da leitura você deve estar se perguntando o que tem a ver o seu valor com o valor do mercado. É só para fundamentar que tudo na vida tem valor em maior ou menor grau. Até a corrupção. Dependendo de quem esteja procurando, dependendo da ideia de valor que tem o indivíduo na sociedade. Entendeu? Qual o teu ciclo de valor?

É importantíssimo saber que o seu valor varia de pessoa para pessoa, de grupo para grupo. Partindo para o cristianismo, você vale muito. Cristo morreu para te salvar. Partindo para o capitalismo você vale quanto tem. Para o mundo da vaidade, você vale o quanto é belo. No seu trabalho você vale o quanto” puxa o saco” de alguém – brincadeirinha, só para descontrair.Na verdade, no ambiente de trabalho você vale quanto é criativo e responsável. Na sua família você vale pelo afeto ou naturalmente, pelos laços sanguíneos, convivência... Para a religião talvez você valha o quanto frequenta a Igreja. Para as instituições de caridade, você vale o quanto se doa. E aí? Ajudei em alguma coisa?KKKKK

Você vale o quanto você acredita que vale e ninguém tem o poder de mudar isso , a não ser você mesmo. Certo?

Se alguém te diz, por exemplo, que você não vale nada, você tem três caminhos a seguir: acreditar que você não vale nada (devido às mensagens horrosas da infância?), ignorar, ficar pena da criatura que lhe disse isso,afinal pode estar ela magoada, frustrada. Não esqueça que o resultado está dentro de você. No que você acredita sobre si mesmo.

Acho muito difícil alguém acreditar numa frase dessas, principalmente quem estuda economia. RSRSRSR. É relevante discorrer sobre tudo que você conseguiu até agora. E as batalhas que venceu? Os elogios que já recebeu? E aquela graça alcançada que Deus lhe concedeu? E os amigos que conquistou? A qualidade do teu trabalho. São tantos os desafios vencidos, que é mais fácil ter pena quem te enviou tão duras palavras. Quem fala palavras duras, é porque está com o coração “preto”, ressentido, precisa descarregar em alguém, se você por ventura, for o alvo, não absolva, erga a cabeça, vá em frente e continue vencendo e derrubando barreiras. Você vale muito.

Se alguém falou assim com você te humilhando na frente dos seus eu vou ser sincera: provavelmente muitos comemoraram, (por te julgarem e achar que você mereça, mas não se julgue, apenas se ame e aprenda com os erros); outros ficaram tristes, sentindo raiva da pessoa que te agrediu, no entanto, jamais tenha pena de si ou sinta-se culpado. Você vale muito. Acredite. Transforme essas palavras dirigidas a você em palavras de incentivo ou em uma obra de arte às avessas. Já pensou nisso? Ah, lembrei-me de outra dica: ”Dê conselhos a si mesmo, seja o seu melhor amigo.” Relaxa, não leve tão a sério e deixa as águas da vida correrem.

Um padre me disse uma vez que somos diamantes brutos que precisa, pelas mãos da vida (DEUS), ser lapidados. Pense que é uma lapidação e fique feliz por isso. Você vai ficar mais forte, mais belo, mais sábio, mais puro, e o mais importante, desenvolverá caminhos para se valorizar ainda mais. O valor que você dar a si mesmo desenvolve um escudo de proteção: a flecha vem, mas não te atinge. Isso não é maravilhoso?

Acredite nas Vitórias futuras, na Paz, na Serenidade. O teu universo mental é poderoso, não deixe que más palavras externas penetrem lá. O teu pensamento é o teu refúgio, o bálsamo dado por Deus, teu cantinho seguro. As pessoas podem entrar em tua casa sem ser convidada para te maltratar, ou te abordar na rua para te ofender na frente das pessoas, mas não podem penetrar no teu santuário sagrado que é teus pensamentos. Pense o bem, cultive o bem e sorria para a vida. Não espere aprovação de 100% das pessoas que te conhecem, nem mesmo dos teus familiares, mas se aprove e se ame em 100%. Não é difícil; é só uma questão de exercício. Seja você a dádiva de que você precisa. Seja para você o amor verdadeiro, o incentivo, o elogio, o perdão. Se elogie, se ame, perdoe e siga em frente. Pessoas felizes abençoam, perdoam, relevam, reconciliam, reconhecem seus erros e estão sempre dispostas a desfazer mal entendidos. Só os fortes amam. Pessoas frustradas e infelizes precisam experimentar a dádiva do perdão – o verdadeiro milagre de Deus. Seja você o primeiro a experimentar tamanho milagre.

Em 2016 seja feliz, abençoando, amando,primeiro a si mesmo depois aos outros.Viva 2016. Viva Você que é especial e tem todo o meu apreço!!!

Luz Ribeiro, escrito em 21 de dezembro de 2012