O PECADO DE EVA NO PARAÍSO

Estava lendo uma piada sobre a Eva. A Eva do Adão. A Eva que comeu do fruto proibido e as mulheres ficaram taxadas pelo pecado da mulher, com a maldita maçã - a aliada da serpente.

Sempre piadas. Sempre a mesma ladainha. “A culpa de tudo é da Eva...”, ou, “...se Eva não tivesse cometido o pecado...”.

Já li sobre o que aprontou a Eva. E ante os olhos humanos e divinos, Adão é a vítima. Aquele que saboreou o fruto do fruto proibido.

Não estou aqui para desfazer o que está escrito. O que está escrito, está escrito. Mas não entendo...Por que Deus, em sua plena sabedoria, criaria Adão para criar a Eva para o trair? Ele é Deus e tudo sabe, então...por que tinha que ser a Eva a comer do fruto e não, Adão?

Acho que tudo que já li na Bíblia, no Velho Testamento, no Novo Testamento, este é um ponto que me soa meio obscuro e um tanto quanto sem sentido. Por que Deus criou a mulher? Só para ser cobra?

Será? É.. não sei...Realmente? Não sei; Não sei e não entendo e não consigo entender o motivo dos porquês ou das interrogações a que me faço todo vez que me vejo frente a este episódio ocorrido na criação da vida.

Se realmente Deus acha que a mulher tinha que ser a vilã da história, então fomos escolhidas antecipadamente; porque Deus tudo sabe e tudo vê. Se vê e sabe., então, já sabia. Outra coisa: Se Deus é perfeito porque criaria esta mulher tão imperfeita para o tão perfeito Adão? Se não precisava de reprodução da espécie, porque criou a Eva pecadora? E de onde surgiria a humanidade, se não fosse a falta de compostura da Eva?

Deus em Sua Onipotência, Onipresença e Onisciência sabe o motivo de tal comportamento. De alguma forma, já havia sido previsto. Já havia sido antecipado.

Então reflito. E os animais? Será que a primeira espécie também comeu do fruto proibido ou entre os animais não há espécie feminina que tenha pecado e, lógico, também, menos ainda o macho; claro!

E em minha tese interrogativa continuo completando: Deus não tem sexo. É feminino e masculino. Deus é o tudo e o nada. Porque o enigmático Deus preservou Adão? A palavra Deus é masculina ou para Deus não há opostos? Então porque Adão foi o “escolhido” e Eva dançou nesta história?

Terminando a minha tentativa filosófica de entender, ainda persisto: “Não entendo porque Deus que é feminino e masculino, teve que escolher, entre tantos animais, a desnuda Eva e deixá-la como vilã na história do pecado da espécie.”

Sem tentar pensar mais nisto, relembro que tenho que carregar este peso em meus ombros até o final da minha vida. Será isto um paradigma?

Por que será que a Eva tão esperta, foi dar mole para a serpente?

Já era fato consumado. Já estava programado. E Eva esperta deixou como legado, uma porção de cobras e, claro, eu estou fora deste pecado.

E ainda dizem que a maçã é calmante... Hoje calmante, ontem veneno.

Vai lá alguém entender o que não se consegue responder...Coisa de maluco entender tudo isso. Coisa de maluco...Com tanta coisa para fazer, eis-me aqui filosofando sobre o destino de Eva e lembrando que Adão se deu bem.

Fazer o quê? Continuo com minhas perguntas, tendo no entanto que competir no mercado com homens que, por causa da Eva, tornaram-se os mártires poderosos e nós, mulheres, sempre vilãs.

Entretanto, não se vê a Eva Mulher comendo a maçã do "Poder" no Paraíso de agora.

Então...fazer o quê? Isto não dá para protestar. Será que adianta? Bata-se o martelo! Comitiva sem maçã.

Rose de Castro

A ‘POETA’

Rose de Castro
Enviado por Rose de Castro em 09/03/2007
Código do texto: T406272