Essa daqui também é boa...

por Robson Joaquim

Esta daqui também é boa... É a resposta mais exata quando se procura por produtos de uma determinada marca que aquele estabelecimento não provém no estoque, ou simplesmente não conhece, nunca ouviu falar.

Claro que com todo o espírito empreendedor o vendedor vai tentar te empurrar os produtos da loja dele, com sua "melhor marca" e acredita fielmente que de fato é a melhor opção. Alguns clientes até são encantados pela conversa do vendedor e sem mais, levam o produto da loja.

Se você é acostumado com uma marca de café, uma qualidade de arroz, aquele molho de tomate, você pensa, poxa... É alguns centavos mais caro, mas é um produto que não me dá alergia, ninguém de casa reclamou ou é muito mais saboroso... Assim por diante, derrepente se dá falta do produto em casa e sai à caça dele nas redes comerciais do bairro, e é ai que começa uma peleja.

Logo ao entrar na loja, o vendedor lança!

- Bom dia! em que posso ajudá-lo?

- Bom dia, estou procurando um produto tal da marca tal, você possui?

- Deixe me ver no estoque, por favor, só um minuto.

Três minutos se passaram e ele retorna, com o produto na mão, Peraí! Este não é o produto que estou procurando...

- Senhor, não tenho este produto, na verdade não trabalho com esta marca, mas "esta daqui também é boa!" nunca ninguém reclamou.

- Desculpe, Qual o seu nome mesmo?

- Carlos, Senhor!

- Então Carlos, eu procuro este produto, mas de marca tal, agradeço sua boa vontade, mas desconheço esta marca, aliás, nunca a ouvi falar..

- Na verdade Senhor, não trabalhamos com esta marca Tal, porque a nossa margem de lucro é pequena e só temos esta marca no momento.

-Ok. Muito Obrigado Carlos, Bom dia!

Tenho reparado nisso por diversas vezes, o tal de "Esta daqui também é boa", que pode até ser de fato e devemos experimentar coisas novas, mas também defendo o direito de alguns produtos você não abrir mão da qualidade por conta de alguns centavos mais caro, eu, por exemplo, adoro café, e tem que ser determinadas marcas, outras, que já experimentei vem com uma espécie de serragem dentro do pó e não abro mão de um bom café.

É um dilema, pois os vendedores de hoje foram treinados para empurrar os produtos de suas prateleiras, pouco importando o gosto do cliente, o que ele procura de fato naquela marca, o que ela tem de especial?

custava o vendedor, ser sincero na primeira vez e falar de bate pronto, "Não trabalho com esta marca", só serve ela? Alguma outra te interessa? Porque só aquela marca?

Digo isto para sondar o cliente, identificar o que encantou o cliente naquele marca, aí sim, tentar falar das qualidades dos seus produtos, ter uma degustação ou algo assim, ser um especialista do produto que vende e parar com "Esta daqui também é boa" sem nunca ter experimentado o produto. Eu de fato para alguns produtos não compro uma marca que não conheço.

Robson Joaquim
Enviado por Robson Joaquim em 01/01/2013
Reeditado em 01/01/2013
Código do texto: T4062793
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.