ANÔNIMOS

por Robson Joaquim

Chegando à Empresa caminha até a portaria e não teve como não reparar o brilho do salão da recepção. No elevador o espelho reluzente, aproveita e ajeita a gravata, o mármore lustrado como ébano, as flores na mesa da secretária perfeitas, abre a porta do escritório tudo maravilhoso parece que estou em um novo escritório, plantas aguadas, mesa limpa e cheirosa, uma garrafa de café quentinho e alguns biscoitos.

O ar condicionado já está ligado em uma temperatura agradável e o dia parece mais lindo sob a vista da janela do escritório que não tem nenhuma mancha ou sujeira no vidro. Os livros estão de volta na estante, Pergunto como a empresa pode amanhecer impecável, dia a pós dia?

São eles que limpam antes do raiar do Sol, acordam de madrugada e entram na empresa antes de qualquer funcionário, cuidam, zelam e organizam para que você tenha um dia sem preocupações, te proporcionando um ambiente agradável para que seu trabalho flua numa perfeita harmonia.

Quem são eles? Ora, os anônimos, sim anônimos! São funcionários que quase não sabemos os nomes, às vezes vemos um ou outro nos corredores de cabeça baixa e com vergonha, tímidos, e que sempre passamos e não damos nem um Bom dia! No consciente se pensa, não os conheço, sei que é da limpeza, não quero muita intimidade com esse pessoal.

Só que são os anônimos que lustram seu porta retrato, que ligam o ar-condicionado do seu escritório, deixam sua mesa limpa e cheirosa, esvaziam suas lixeiras, regam suas plantas e tiram manchas da sua janela para que você tenha uma visão clara do dia lá fora.

Anônimos que estão sujos de poeira, cansados enquanto você chega perfumado, engomado e não limpa nem os pés para entrar na sala. Anônimos não são apenas pessoal da limpeza não, existem milhares de anônimos dentro da corporação, todos fazendo seu trabalho com louvor, entre eles, analistas, secretárias, supervisores, pessoal da segurança, cozinheiros entre outros que não sabemos quem são ou nem o que eles fazem.

De fato é complicado saber o nome de todos, mas sejamos educados quando cruzarmos com eles, um Bom dia ou um Como vai? É melhor do que passar batido e ignorá-los. Uma amiga minha me disse uma vez que é sempre bom conhecer um nome em cada departamento, sendo assim pode te ajudar em situações adversas, por exemplo, derrubou agua na mesa, tem a dona Rose da limpeza que você pode chamar, a lâmpada do escritório pifou o seu Jonas é o cara para consertar, o papel da impressora é com o Renatinho, assim por diante. Claro que não só com o intuito materiais, mas uma forma de exercitar a memória e dar nomes a estes anônimos.

Um “Bom dia” deve ser acompanhado de preferencia pelo nome da pessoa, deve ser individual, nas situações onde há um grande volume de pessoas um “Bom dia a todos!” está de bom tamanho, o importante é que não deixe de falar. E você sabe quem são os anônimos da sua empresa? Tenha certeza que não são gnomos, são pessoas de verdade, seres humanos.

Robson Joaquim
Enviado por Robson Joaquim em 03/01/2013
Código do texto: T4065323
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.