Seria incapaz de cometer uma loucura destas

Sou um dos que mais valorizam e acreditam na enorme capacidade, sem limites, do ser humano, porque a incapacidade é uma palavra que não se enquadra bem nas características naturais do homem.

Podemos afirmar que o ser humano tem, ou pode vir a ter, medo, felicidade, alegria, nojo, ferocidade, covardia, persistência, etc., mas não incapacidade.

Aqueles que acreditam que são incapazes desconhecem os grandes exemplos que existem no mundo, para fazê-los acreditar ao contrário.

A incapacidade é, simplesmente, a falta de coragem, ou falta de criatividade, para, no mínimo, tentar fazer algo. Pode ser que alguém, diante de um grande desafio, não consiga concretizar o seu objetivo. Mas isto não significa que seja incapaz de fazê-lo.

É garantido que onde tropeçamos outros conseguiram.

Por que eles e não nós?

Mas a incapacidade deste trecho é aquela que não queremos acreditar que alguém fez algo contra si mesmo.

Diante de um quadro negro, num ápice de loucura ou devaneio, pessoas até então consideradas racionais e extremamente felizes com a vida, tem a capacidade de dar um fim nela.

Quando vejo alguém dizer que fulano seria “incapaz de cometer uma loucura destas”, a minha reação natura é de menear a cabeça.

E por incrível que possa parecer, até o autor da frase ao vê-la sendo dita na boca de outra pessoa, meneava a sua cabeça.

Tem uma expressão conhecida que diz “o coração é terra que ninguém pisa”.

Como ter a certeza de que o ser humano não é capaz de cometer loucuras contra a sua vida? Quem, em são consciência, pode dizer que entrou no coração ou na mente deste ou daquele indivíduo no exato momento da tragédia?

Somos capazes, sim, de cometer loucuras contra a nossa vida!

Em um mundo consumista, onde o ter precede o ser, a única coisa que temos como posse natural é o nosso corpo.

Fazemos com ele o que bem entendemos: engordamos, emagrecemos, nos automutilamos, nos enfeitamos...

O ter é uma utopia. Não existe o ter em si, existe o vir a ter, pois nunca nos contentamos com o que adquirimos, por isto não conseguimos “matar” a vontade de sermos melhores e esta exerce uma influência muito grande nos dias atuais.

O ser é real. Eu sou o que desejo para mim. Sou o que almejo para mim. Eu controlo as minhas emoções. Por isto quando o vir a ser não se concretiza, posso, simplesmente, acabar com a angústia, terminando com a vida.

O segredo está em acabar com este outro sentimento que nos atormenta: angústia.

Por que ficar angustiado. Angústia é sinônimo de ansiedade.

O sábio Jesus já nos aconselhou: não andeis ansiosos...basta a cada dia o seu próprio mal.

Por isto não se iludam: somos capazes de cometer loucuras, sim, mas esta, jamais, deverá preceder a serenidade.