Autoestima

"É... Hoje faz um ano", pensou enquanto mastigava um biscoito seguido de um bom gole de leite morno, do jeito que ela gostava.

O marido estava sentado, bebendo seu café calado, mas embora ele parecesse sério havia algo de sereno em seu olhar e isso a tranquilizava, e tranquilidade era tudo o que ela precisava depois de todos aqueles meses horríveis.

No quarto a pequena Beatriz começou a chorar e Clara, sua mãe deixou a mesa em silencio e foi consolar a pequena criança.

-Nem vem! Hoje é seu dia de cuidar dela. - Disse Paulo em voz alta, sorrindo assim que Clara se levantou para ir ao quarto.

-Aproveite cada segundo de suas "férias" da Bia, porque a partir de amanhã será por sua conta. - Falou e deu uma gargalhada que foi rapidamente interrompida com a imagem do que estaria por vir.

Clara vinha passando por uma situação muito difícil há mais de dois anos, desde que descobriu que estava com câncer em uma de suas mamas. Havia tentado radioterapia, depois quimioterapia, mas nada foi capaz de evitar que sua mama fosse retirada.

Sua sorte era o esposo, Paulo, que em momento algum a abandonou. A acompanhou em todas as sessões de seu tratamento, e esteve com ela todos os dias se sua internação.

A pequena Beatriz, de apenas um ano, ainda chorava em seu berço. Clara a colocou em sua cama, desabotoou o macacão amarelo e verificou que sua filha precisava ter suas fraudas trocadas.

-Dá pra sentir o cheiro daqui, suas porquinhas. - Gritou Paulo da cozinha, fazendo graça.

Clara sorriu enquanto trocava as fraudas de Bia.

- Hoje você vai ficar com a titia Jô, então seja uma boa menina. - Dizia sorrindo, admirando sua pequena filhinha.

Para Clara, a pequena Beatriz foi principal motivo para que ela voltasse a viver. Havia entrado em depressão profunda após perder um dos seios, e já não se sentia uma mulher de verdade e foi a paciência e companheirismo do Paulo que a fez seguir em frente a partir do momento que descobriu que estava grávida.

Paulo foi até a porta do quarto, sorriu amoroso para Clara e sua filhinha Bia.

-Vamos, minhas duas princesas!

Clara, já com Bia no colo, beijou Paulo que por sua vez também beijou sua pequena filha, que já não estava mais chorando. Foram para fora da casa, e enquanto Paulo verificava se as janelas e as portas estavam devidamente trancadas Clara abrira a porta do carro e posicionava Beatriz na cadeirinha.

Clara repassou em sua mente o itinerário do dia: Primeiro devemos ir até a casa da Jô, deixar a Bia com ela, e depois ir até a clínica de cirurgia estética.

Paulo foi o ultimo a entrar no carro. Sentou-se no banco do motorista, olhou para Clara e perguntou:

- Você está muito ansiosa, meu amor?

- Um pouco! Estou nervosa, mas isso é normal, creio eu... - Disse e sorriu.

Clara ficou animada com a possibilidade de ter sua autoestima de volta e com aquela cirurgia de implante ela poderia novamente se considerar uma mulher para o Paulo.

***

Passadas algumas horas, Paulo estava na sala de espera, aguardando a cirurgia terminar para enfim ver sua querida esposa.

Uma enfermeira, meio asiática, veio do corredor e falou para Paulo:

-A cirurgia transcorreu bem e sua esposa já está na enfermaria. O senhor já pode ir falar com ela!

Paulo se levantou e foi caminhando apressadamente até a enfermaria. Ele estava empolgado e ansioso para ver sua esposa mais turbinada do que nunca.

De longe pôde ver Clara, sua amada, que lhe abriu um sorriso logo que o viu.

-Como você está, meu amor? - Perguntou para ela, com cara de preocupado.

-Estou me sentindo ótima. - respondeu Clara, com uma voz confusa, ainda sob os efeitos da anestesia e dos analgésicos.

- Quando eu poderei ver como ficou? - Perguntou Paulo, realmente curioso.

- Agora, se quiser. - Segurou na mão do marido. Ela estava exausta por causa da cirurgia, mas ainda assim seu olhar era de extrema felicidade.

O marido, Paulo, levantou a blusa de Clara cuidadosamente para não machuca-la. Subiu a blusa o suficiente para ver o único seio da esposa agora maior e mais definido.

-Ele ficou lindo! - Disse para Clara, extasiado.

-Eu sabia que você iria gostar, Paulo! Eu já não aguentava mais ver meu único seio caído daquele jeito. Agora eu sei que fiquei bonita para você. Minha autoestima voltou, meu amor. Agora eu serei uma nova mulher.

Cadu Molina

03/01/2013