MELHOR IDADE, QUE UTOPIA MENTIROSA!

É comum se ouvir dizer que a Terceira Idade é a Melhor Idade. Ledo engano; é a maior mentira já conhecida na face da Terra. Como pode ser boa, quiçá a melhor, uma idade que cerceia seus movimentos, tolhe suas lembranças e embaralha os seus sonhos?

Quando todo o tempo do mundo está à sua frente, os dias são longos e livres de compromissos inadiáveis e você quer sair para passear, conversar ou mesmo rever seus antigos amigos e é impedido por meros achaques próprios da idade, em que os melhores remédios receitados, não são curativos, mas simples paliativos?

As mulheres sonham em ficar com seus maridos, seus amores eternos e eles tentando reaver a juventude que se esvai, correm atrás da mocidade perdida, lançando olhares cheios de desejo para as moças que passam a sua frente? E aquelas que gostam de dançar e sonham em estar nos braços de belos cavalheiros, rodopiando felizes pelos salões iluminados, soltando sua imaginação e relembrando antigos amores; têm seu desejo impedido por falta de companhia ou por terem receio de se aventurarem sozinhas e serem vítimas da violência que domina as cidades?

Existem também os homens que foram fiéis a vida inteira aos seus amores e que de uma hora para outra se vêem sozinhos, porque a Ceifadora de Vidas, levou suas companheiras, amantes e amigas de todas as horas?

Que fazer com as horas que não passam, com tudo aquilo que sonhamos e não temos mais a quem contar? Com o lugar vazio e frio que ficou em nossa cama, com a falta do sussurrar da respiração cadenciada e morna que bafejava em nosso peito?

Como agir quando nossas células, nervos e libido, mesmo desgastados pela idade ainda sentirem o frêmito avassalador da paixão e do desejo correrem desenfreados por todos eles? Contentar-se com as lágrimas que correm quentes e céleres por nossos rostos?

Não! Isto não pode ser chamado de Vida e muito menos de melhor idade.

Quando nossos filhos já adultos, casados e vivendo suas vidas, mal conseguem tempo para nos visitar e ficamos dependendo deles, para matar as saudades e receber o carinho deles e de nossos netos? Que melhor idade é esta?

Mais, como nesta vida nem tudo é totalmente Bom ou Ruim esta idade denominada Melhor Idade, também tem seus pontos positivos; querem ver?

Já não somos tão crédulos e bobos como na juventude, estamos de antenas ligadas e já não caímos em tantas roubadas. Aprendemos com nossos erros e com isso podemos orientar nossos filhos e netos.

Temos mais tempo para curtir nossos hobies. Ninguém manda em nossa vida, isto é, se formos do gênero rebelde, porque senão, nossos filhos querem nos dirigir, como se fossemos um veículo velho e ainda por cima desgovernado, é mole?

Temos todo o tempo que quisermos para viajar e curtir as pessoas que amamos; e se temos uma renda fixa e não dependemos de ninguém, então que maravilha!

Somos livres como pássaros fora do ninho cortando os ares na direção que nossa abençoada imaginação nos levar.

Aí então, a terceira idade poderá ser chamada de: Melhor Idade.

Texto de: Celina M S Neves

Celina Maciel
Enviado por Celina Maciel em 09/03/2007
Reeditado em 09/03/2007
Código do texto: T407208
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.