A doença do pessimismo

Acredito que todos nós temos a natureza otimista porque, se assim não fosse, ninguém lutaria para se aprimorar ou melhorar de vida. O ser humano é um lutador nato, não foi criado para ser passivo e permanecer se lamentando, mas para se esforçar e usar as qualidades que possui no sentido de melhorar o que existe ao seu redor. A realidade não é imutável, o que nos mostra que não devemos ser fatalistas, mas sempre considerar o nosso potencial transformador.

Porém, há pessoas que se rendem ao pessimismo de forma que não conseguem enxergar nada de bom em aspecto nenhum da vida. Para elas, tudo só irá piorar, a vida é um declínio constante e ninguém se realizará na vida. Essas pessoas têm a doença do pessimismo e estão sempre falando que o preço do tomate aumentou, a crise econômica na Europa não dá sinais de que vai aplacar e que está muito difícil arrumar emprego no Brasil. Algumas têm mesmo um prazer doentio em falar sobre tudo o que é de ruim, porque parecem não se conformar em ficar com os sentimentos pessimistas só para elas. Têm que espalhar as más notícias, contaminar as outras pessoas, transmitir desesperança e matar qualquer perspectiva otimista que possam ter em relação a seus sonhos.

Ouvir os pessimistas doentios nos dá sentimentos de desesperança e infelicidade, pois, eles são como vampiros, com a diferença de que não sugam nosso sangue,mas tentam sugar nossa vontade de lutar, de ir atrás dos nossos objetivos e de viver a vida. Para eles, tudo é feio, escuro e todos estamos condenados.

Quando uma pessoa dessas está perto de mim, eu me afasto, porque penso sempre que é muito fácil, em tempos de tempestade, ficar sentado e se lamentando, dizendo que tudo irá fracassar e não adianta fazer nada por causa dos "tempos difíceis". Difícil mesmo é lutar, enxergar tempos melhores e acreditar que as coisas podem mudar, dependendo mais de nossa força e nossa vontade do que de fatores externos.

Pensando bem, concluo que pessimismo é fraqueza e comodismo. Ser otimista não é ser um tolo sonhador, mas se recusar a ser derrotado e a ficar parado dizendo que não há chances de melhora. Aconselho qualquer um a não ficar perto dos pessimistas e, no caso de estar atravessando dias tortuosos, pensar nas dificuldades que já superou e nas tantas crises que a humanidade tem vencido. Sempre haverá tempos difíceis, mas a maneira como agimos enquanto os estamos vivendo é que fará toda a diferença.