Procura-se um cronista

O cidadão abaixo assinado, no pleno gozo dos seus direitos civis, torna público através desta que abriu processo seletivo para preenchimento de uma vaga como cronista em reconhecido site de cultura. Não será exigida experiência anterior, nem de escrita e nem de leitura. No entanto, recomenda-se que tenha lido Machado de Assis, ainda que para o Vestibular, e que, em algum momento da vida, tenha ouvido falar em Rubem Braga. Conhecimentos gerais da língua portuguesa, ainda que anteriores à Reforma Ortográfica, poderão ser um diferencial.

O processo de seleção se dará através de uma redação com tema livre, na qual os candidatos, obrigatoriamente, deverão: 1) Colocar um título. 2) Não ultrapassar o número de linhas previsto. 3) Falar sobre coisas miúdas do cotidiano. 4) Utilizar a primeira pessoa. 5) Escrever em tom leve e bem-humorado. 6) Acrescentar elementos poéticos. 7) Assinar.

As crônicas que contenham, de preferência já no título, expressões como "amor", "paixão", "felicidade", "Big Brother", "solidão", "infância", e "mensalão" chamam mais a atenção dos leitores e, por isso, terão também preferência em casos de empate.

Em relação ao estilo, orienta-se que seja suficientemente claro, não devendo o candidato, em hipótese alguma, utilizar figuras de linguagem como a ironia, pois é sabido que quase nunca são compreendidas, e que na maior parte das vezes geram estresses desnecessários.

As metáforas só serão aceitas quando o cronista se dispor a explicá-las ao longo do texto. Será considerado desclassificado o candidato que fizer citações obscuras, utilizar linguagem rebuscada ou promover inovações de linguagem.

Por linguagem poética entende-se frases como “O amanhecer tépido fez com que as gotas de orvalho salpicassem no meu coração”, ou “Era como um beija-flor a procura da flor certa para sugar o néctar de seu amor”. As expressões devem ser positivas: “Darei asas ao pássaro adormecido dentro de mim, e então ventos brandos me levarão ao alcance da minha felicidade”.

Já em caso de crônicas com temas mais críticos, sugere-se o uso de palavras de impacto, como “corrupção” ou “roubalheira”, em meio a expressões também fortes como “Aonde vamos parar?”, “Desse jeito vamos mal”, “O país não aguenta mais”, etc. Não devem ser esquecidas as frases que mostram o cronista como uma pessoa esclarecida, do tipo “Tem coisa que ninguém vê” e “O ideal seria fazer assim”.

Caso aconteça de criar uma frase ou expressão original, o cronista deve ter o cuidado de colocá-la entre "aspas", para não assustar o leitor.

Acima de tudo, deve-se primar pelo senso comum. No momento de escrever, o candidato deve avaliar qual é o pensamento dominante na sociedade a respeito de determinado tema e, uma vez encontrado, fazer um texto que o endosse. A escolha temática deve seguir a mesma estratégia, privilegiando os temas que mais estejam causando repercussão no momento.

Da mesma forma, no caso de citar algum escritor, esteja certo de que ele é a Clarice, a Lya Luft ou a Martha Medeiros.

Contarão pontos os textos que tratarem de reminiscências do passado, pois é sabido que há em cada leitor um saudosista em potencial, sempre disposto a suspirar dolorosamente pela coisas que passaram.

O candidato que fizer algum trocadilho ao longo do texto também sairá em vantagem, desde que todos sejam capazes de compreendê-lo. Ligeiros diálogos também são importantes e ocupam bastante linhas. A crônica avaliada deverá terminar com uma tirada engraçada ou, de preferência, com uma moral da história.

No mais, o candidato pode escrever o que bem entender e da melhor forma que lhe apetecer, pois a crônica não é outra coisa senão o espaço para que o cidadão comum exerça o seu direito de expressão e, ao mesmo tempo, aspire pelos louros da literatura.

Ao final do processo de seleção, o candidato vencedor assumirá o posto de cronista do nosso site e terá a missão de fazer a mesma coisa semanalmente, sem se tornar repetitivo.

Os interessados devem enviar um texto de até 20 linhas para henriquefendrich@gmail.com e aguardar por novas informações.

Dispersivamente,

o abaixo assinado.