39ª DIA COM OS AMIGOS – PARQUE MUNICIPAL DO ACARAPE E NOITES TERESINENSES

.

Meus amigos estão com passagens compradas para retornarem aos seus aconchegos amanhã, após completarem 40 dias em terras piauienses. O tempo é insuficiente para mostrar todas as belezas da Capital do Piauí. Hoje vou levá-los até o Parque do Acarape que tem uma área de 5 hectares e fica localizado na Avenida Maranhão à margem do Velho Monge, codinome do Rio Parnaíba. Este rio tem 1.485 quilômetros de extensão e além de belo é de grande importância histórica.

.

Meus amigos passearam nas trilhas do Parque, praticaram cooper, fizeram uso dos equipamentos para ginástica espalhados no local e ficaram interessados em curtir o por do sol naquele lugar agradabilíssimo, mas como a nossa agenda estava lotada não foi possível satisfaze-los. Fotografaram a área verde, pousaram embaixo das mangueiras, dos bambus e de outras vegetais nativas e seguimos viagem.

.

De lá fomos ao centro da cidade, mas precisamente na Praça Pedro II, para eu apresentar aos visitantes outros pontos turísticos da cidade, entre eles o Clube dos Diários, fundado em 1922 e o Teatro 4 de Setembro, inaugurado em 21 de abril de 1894. O Teatro 4 de setembro tem três pisos, com iluminação e som digital de efeitos espaciais, as poltronas são de estilo fênix, os lustres e candelabros de cristais dão um toque especial no ambiente. Lá acontecem shows, peças teatrais e eventos importantes. O Clube dos Diários era o local onde aconteciam as festas mais requintadas daquele período, como recepções para autoridades, festas carnavalescas e outros bailes importantes. Os turistas ficaram encantados com a arquitetura do prédio de estilo eclético (mistura do gótico, renascentistas, barroco, neoclássico, romântico e outras tendências). Expliquei para meus acompanhantes que ele após ter sofrido um período de abandono foi restaurado em 1996, sendo hoje aquilo que eles estavam vendo um espaço cultural, com auditório, galeria e salões de exposição.

.

Já que eles apreciaram a arquitetura do Clube dos Diários aproveitei para mostrar outros prédios com o mesmo estilo: a Estação Ferroviária e a Academia Piauiense de Letras que ficam na Av. Miguel Rosa, o Colégio das Irmãs, o Colégio Diocesano, o Grupo Escolar Domingos Jorge Velho e Matias Olympio. Muitas Igrejas e residências também resguardam ainda hoje talvez até por obediência a lei de tombamento Municipal estas características. Como achei que eles estavam muito interessados no assunto indiquei a leitura do livro de Alcídio Afonso Albuquerque e Melo intitulada “Arquitetura em Teresina: 150 anos. Da origem à contemporaneidade”

.

Passamos ainda no Teresina Shopping e no Shopping Riverside, mostrei diversos restaurantes onde pode se saborear churrascos, comidas típicas, sanduíches, pizzas, cafés com tapiocas, cuscuz e ainda curtir música ao vivo. Levei - os também até os locais das baladas, pubs, boates, casas de shows, cinemas e terminamos a noite comendo a famosa carne de sol com paçoca e baião de dois em um desses restaurantes típicos.

.

Amanhã é viagem. Retorno dos amigos.

.

..........................................................................

Parte 46 do Livro “O Quinto” que está em fase de produção e sendo transcrito para o Recanto na proporção que escrevo. A Parte 47 será o Retorno dos amigos.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 13/01/2013
Código do texto: T4082934
Classificação de conteúdo: seguro