A Verônica e o Simão Cirineu em Minha Vida

Em minha adolescência, em uma peça apresentada pelo grupo de jovens CALIFA ( Caminhar Livre, Fruto do Amor) dirigido por meu irmão, Claudionor, eu fiz o papel de Verônica. Esta representação me marcou, porque ao representar a personagem, chorei. Imaginei Jesus a caminho do calvário carregando uma cruz, depois de ter sido açoitado e recebido uma coroa de espinhos. Ninguém fez nada para salvá-lo daquele suplício, nem mesmo Deus, pois Seu destino já estava traçado e Ele o aceitou. .

Ao interpretar Verônica foi o que senti, e as lágrimas vieram sem ter como refreá-las. Talvez por isso muitas das mulheres que assistiram choraram diante da minha interpretação, mas a moça que fez Nossa Senhora também fez bonito, não me lembro o nome dela, mas me recordo de uma senhora desmaiando, assim que ela começou sua fala. Não era a nossa intenção fazer as pessoas desmaiarem, mas...Povo sensível? Piegas? De fé?

Lembro-me da euforia de todos nós, instantes antes de entrarmos em cena. A apresentação foi em frente a igrejinha e, Aguada Nova em peso, estava na praça. Em frente à capela, o palco foi formado, e a gente olhava pelo buraquinho da fechadura. Nenhuma cadeira vazia. Muitas pessoas em pé. Aí fomos ficando nervosos.

Devido algumas agruas, comecei a analisar o papel de Verônica no contexto do calvário e o papel de Simão, o Cirineu.

Como devemos nos comportar no calvário nosso de cada dia? Importante reconhecer as verônicas e os simões em nossa vida. As nossas lágrimas enxugadas por nossos amigos, a cruz que nossos familiares e amigos nos ajudam a carregar a cada dia.

No caminho rumo ao Calvário, Jesus encontra em seu caminho Verônica que enxuga seu rosto e, segundo o livro apócrifos, fica no lenço, o rosto de Jesus, Não encontrei na bíblia a passagem que traz Verônica enxugando o rosto de Jesus. Resolvi pesquisar. A passagem que envolve Verônica está em apócrifos “Atos de Pilatos”, capítulo 7.

Não sei o que Jesus sentiu a ser ajudado por Simão e não tenho certeza se ajuda de Simão foi voluntária ou por pressão dos soldados. Mas achei conveniente pensar sobre esses dois personagens nos últimos momentos da caminhada de Cristo rumo à crucificação contextualizando aquelas ações com a minha vida.

Enumerei a quantidade de Verônicas que enxugaram minhas lágrimas e a quantidade de Simões para me ajudar a carregar a minha cruz.

Como sou abençoada. Para cada situação, no mínimo dez anjos. Só espero em Deus que eu tenha sido Verônica e Simão na vida de muitas pessoas.

Uener, Hilton André, Domingos,Maria Adélia, Paula Luísa, Thiara, Ednólia, Teofilândia, Maite, Maria Margarete,Thábata, Ana Parícia, Luzinete (ti Dona), Lusinete (Didinha), Rita de Cassia, Elizabete, Aidê, Jocinei, Delcione, Celhinha, Jussiana, Ana Maria Matos, Mauro,Diogo Pires, Lourane, Jessica, Anastácia, Mariana, Mãe, Gildete Pires, Claudenice, Elson, Tânia, Joana Pies, Mariloudes, Suzana, Janaína Nogueira, Jusneide, escritores do recanto( que ao certo nem sabem o quanto me ajudam ao publicarem seus textos e ao lerem e comentarem os meus) e Jesus. E graças a Deus, a cada dia minha lista cresce, revisada hoje, 29 de janeiro de 2016.

Aguada Nova, 09 de janeiro de 2013

Luz Ribeiro
Enviado por Luz Ribeiro em 15/01/2013
Reeditado em 29/01/2016
Código do texto: T4086787
Classificação de conteúdo: seguro