O importante é caminhar

Uma vez ou outra ouvimos essas histórias de pessoas que largam tudo e saem pelo mundo com uma mochila nas costas, andando pôr lugares diferentes do seu habitual, países estranhos, com uma cultura completamente diferente da que estamos acostumados, muitas vezes sem sequer um destino, andam pôr esses caminhos como se procurando um, e erram, erram até encontrar sua estrada, que na maioria das vezes, é o caminho de volta. Assisti recentemente, com atraso, o filme diários de motocicleta, de Walter Salles, que conta a história do jovem Guevara, antes de ser um militante político, guerrilheiro, era apenas um rapaz que trancou sua faculdade de medicina e saiu com seu amigo, a bordo de “La poderosa”, conhecer a América Latina. A película mexeu comigo profundamente, dois amigos saindo em uma moto tosca, pôr estradas desconhecidas, passando pôr dificuldades, mas enchendo suas horas de histórias que a mente não vai apagar nunca. Nisso veio-me a idéia, de que devemos andar, correr pôr esses caminhos descampados da vida, sair do cotidiano atroz que nos esmaga em horas pesadas e passageiras, para respirar um ar diferente, preencher nossas horas de acontecimentos, que com o tempo se tornam lembranças de uma vida plena, mas não enxerguem esse “andar” no sentido literal, não é necessário conhecer o mundo para isso, muitas vezes conhecer sua parceira (ou parceiro), é uma aventura muito mais intensa, ou olhar aquela árvore que está na frente de sua casa, a tanto tempo que nem percebe-se mais, misturada com a paisagem, mas preste atenção nela naquele dia de vento em que normalmente se escondemos em casa, veja as folhas irem de um lado a outro junto com os galhos, seguindo o ritmo da vida, tranqüilamente. São tantas as maneiras de revolucionarmos nossas vidas, basta desapegarmos de algumas coisas, que parecem tão importantes, talvez até necessárias, mas no fim ficam para trás, em algum caminho pelo qual passamos e talvez nem lembramos mais, pois nosso rumo é o caminho a seguir, e andar, caminhar, no trabalho, no casamento, na amizade, não importa, é só não parar, como bem disse um maluco beleza nos anos 70, “ não pense que a cabeça agüenta se você parar”, pôr isso caminhamos meus amigos, para onde? Não importa, para onde vai, de onde vem, conhecendo nossos limites, se possível ultrapassando-os, se não, aceitando-os, mas nunca parar no meio do caminho, pois se tinha uma pedra, dê a volta, mas o importante, o que vale a pena viver, é caminhar, sempre caminhar!

maicon fran
Enviado por maicon fran em 11/03/2007
Código do texto: T408735