Correio elegante

Lembrar dessas passagens faz com que eu me sinta um tanto experiente, para não dizer velho. Em tempos da Facebook e SMS, é difícil expor que você já utilizou o Correio Elegante.

As quermesses da igreja eram um acontecimento social importante. As autoridades faziam questão de levar toda a família e amigos para ocuparem o máximo de lugares possível. Também faziam questão de doar grande quantidade de prendas: leitões e frangos assados, tabuleiros de doces sortidos, caixas de vinho, novilhas e bordados finos para serem leiloados em prol da Paróquia.

A cerveja quente deixava os adultos alegres e as crianças podiam beber seu guaraná tranquilamente.

Para quem não tinha condições financeiras para arrematar as prendas caras, haviam opções: pratinhos de batata frita e os canudos de amendoim salgados.

Eu e meus amigos chegávamos em bando, procurando as garotas que desejávamos paquerar. Já as garotas, geralmente, chegavam com os pais e depois de encontrarem as amigas, saíam todas serelepes a fim de exibirem as roupas novas.

Pedíamos refrigentantes, batatas e esperávamos pela moça do correio elegante. Ela chegava com uns cartõezinhos de cartolina recortados com tesoura dentada, onde escrevíamos frases feitas, mas cheias de estilo.

Para falar a verdade, a criatividade que reinava em alguns faltava na maioria, que decidia sempre copiar os escritos para enviar para outra garota. Era engraçado ver que, às vezes, três ou quatro garotas de uma turma, recebiam cartões contendo o mesmo conteúdo, assinado por garotos diferentes.

Ainda me lembro da noite em que mandei um cartão para a menina mais bonita da escola, no qual se lia antes de minha assinatura: "Existem pessoas que pelo simples fato de existirem já nos fazem muito felizes, e você é uma delas"...nem preciso dizer que fora copiada, mas até que funciou bem naquela ocasião.

Hoje as coisas estão bem diferentes. Você copia e cola sem pedir permissão, compartilha coisas nas quais nem acredita muito, envia torpedos e mensagens apenas para ganhar dinheiro ou divulgar e vender um produto qualquer. Ao invés de um sorriso bonito, geralmente se recebe um tímido "curtiu".

Hoje tudo está mais fácil, mais rápido e mais prático. Mas também, muito menos romântico. A mensagem eletrônica não demanda boa caligrafia, mas também não tem como chegar com aquele perfume inesquecível.

Lê-se coisas belas na internet, nos grupos, perfis e blogs, mas nada se compara à inocência de um simples e ingênuo correio elegante...

BORGHA
Enviado por BORGHA em 18/01/2013
Reeditado em 18/01/2013
Código do texto: T4091864
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.