NOVA ORTOGRAFIA SUSPENSA.

Tenho artigo sobre a nova ortografia (lusofonia) que entraria em vigor no dia primeiro deste novo ano.Um dos mais lidos. É ARTIGO CRÍTICO. Tem o sentido de sinalizar momento adequado para unificar simplificando, e que foi perdido. Mas o cerne da questão que se arrasta por vários anos, tem núcleo de outras tratativas de difícil enfrentamento.

Estou obrigado a reportar, em função desse artigo, que decreto do dia 28 de dezembro último, suspende a obrigatoriedade das novas regras , de janeiro de 2013 para o dia 01 de janeiro de 2016. Seria o termo de vigência nova, a entrada em vigor do Acordo Ortográfico firmado em 1990 pelos países de língua portuguesa.

A nova data definida pelo governo objetiva acertar o calendário brasileiro para aplicação do acordo ao de Portugal, com mais três anos até que as novas normas sejam completamente aplicadas.

De acordo com o decreto, a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida coexistirão até 31 de dezembro de 2015. Assim os países participantes terão mais tempo para se adequar ao novo padrão.

Essa adequação, creio, não virá. ASSIM, FICAM EM VIGOR DOIS SISTEMAS PARA CONFUNDIR MAIS AINDA OS QUE NÃO ENTENDIAM A LINGUÍSTICA ANTERIOR SUSCITADA, MAIS CONFUNDIR COM O HIATO LEGAL QUE SE APRESENTA.

TEMOS DOIS SISTEMAS EM VIGOR E NADA QUE LEVE À MESA DA CONVENIENTE REFORMA.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 22/01/2013
Reeditado em 22/01/2013
Código do texto: T4098239
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.