EDUCAÇÂO X TRANSFORMAÇÃO!!!

EDUCAÇÃO X TRANSFORMAÇÃO!!!

A chave da mudança no ser humano esta na porta da frente de entrada para o EDUCAR!!!

A autonomia freiriana dá a consciência humana como um produto inacabado, onde as pessoas não buscam o futuro com esperança, não buscam a construção de um mundo onde todos possam realizar-se como sujeito de transformação, abrindo fronteiras para a EDUCAÇÃO!!!

Uma Educação que visa à transformação humana encara o futuro como problema e não como inexorabilidade, onde as transformações são mutáveis ao processo que mudam as pessoas e, essas pessoas transformam o mundo.

Mas, há os fatalismos que procuram deixar as coisas como estão, e para tal, esses devem ser negados e banidos do processo de transformação. Pois, são limitados das condições heterônomas.

É preciso compreender as mudanças educacionais, a fim de que, todos inseridos nessas transformações se permitam que a ‘chuva’ os molhem e, que assim, a EDUCAÇÃO x TRANSFORMAÇÃO seja uma forma de intervenção no mundo. Assim, sabemos que, alem do conhecimento dos conteúdos haverá um esforço de reprodução ou desmascaramento da ideologia dominante, onde a pratica educativa entra nesse cenário mundial como uma tomada de posição frente ao mundo, num sentido de transformá-lo para que as condições heterônomas sejam superadas, facilitando a autonomia do: EDUCAR PARA TRANSFORMAR!!!

Uma Educação que supera as barreiras, que aceita a cultura e a sociedade em que habita percorrem junto com o homem na elaboração do pensamento e transformar as principais culturas e visões ultrapassadas, perante aos “novos olhares modernos”...

Numa ótica de otimismo, o homem é um ser cultural, mas a cultura só não transformar o ser humano. É preciso a capacidade de (re) criar e (re) produzir no mundo uma dinâmica existencial, como realidade objetiva, possível de ser conhecida e aceita na sociedade.

É fundamental, contudo, partirmos do principio de que o homem, não é só contato...

Esse homem é o ‘CARA’ que não esta só no mundo...

Esse homem é o ‘CARA’ que esta com o mundo...

Educação e Transformação tem tudo haver com dever humano.

É pela educação que a cultura e a humanidade são transmitidas, conservadas e transformadas.

Assim, surge o homem como transformador e construtor, interpretando o seu papel na cultura e na educação!!!

A premissa da Educação X Transformação esta evidenciada no texto escrito pela autora, como esforços realizados por todos nas mudanças comportamentais, que vão transformar o mundo, na construção da cidadania e da justiça com equidade social, ainda não concretizada no país!!!

(Solange Gomes da Fonseca)

Solange Gomes da Fonseca
Enviado por Solange Gomes da Fonseca em 25/01/2013
Código do texto: T4103816
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.