O poder.

“O poder revela o homem.”

Sófocles.

"Quase todos podemos suportar a adversidade, mas se quereis provar o caráter de um homem, dai-lhe poder." Abraham Lincoln

Tanto a primeira, como a segunda frase, foram formuladas em épocas que as mulheres ainda não faziam parte da disputa pelo poder, no contexto histórico. Não oficialmente.

A referência ao gênero masculino, atualmente, é apenas figurativo.

Mas, o que me leva a escrever sobre o assunto, é a grande ilusão que o poder traz aqueles que o detêm. O poder é transitório e esse fato é deixado em segundo plano. Para muitos, é irrelevante.

Uma frase calou fundo, sendo dita por uma pessoa, referindo-se a mim, sem perceber que eu estava ao lado: “ Quanto maior o coqueiro, maior o tombo”.

Citar ditados, referindo-nos aos outros, pode ser uma faca de dois gumes. Usar do poder transitório para abusar, humilhar pessoas que nos sejam subordinadas, ou outras que talvez nada tenham a ver com nossa atividade, é semear espinhos pela estrada que ainda temos que percorrer.

Se hoje estamos no alto, amanhã podemos ser o coqueiro. E aqueles que caem por serem derrubados pelos novos “poderosos”, podem transformar-se em adversários ferrenhos.

Há outro ditado que diz que “Um dia é da caça, outro do caçador.”

Não sejam aqueles que hoje estão no poder, presunçosos a ponto de se acharem insubstituíveis. Hoje podemos ser caçadores, amanhã a caça. Hoje podemos estar no alto, amanhã sermos pisados por quem humilhamos.

Humildade, sensatez, reconhecimento são algumas das qualidades que não fazem mal a ninguém. Principalmente a aqueles que receberam a confiança para serem alçados ao “poder”. 25/01/2013.