"QUEM BRINCA COM FOGO MIJA NA CAMA"

“QUEM BRINCA COM FOGO MIJA NA CAMA”

Quando eu era pequeno, a às vezes estava com um palito de fósforo aceso nas mãos, inventando alguma brincadeira perigosa, minha mãe, não só dava uns petelecos, como também proferia a célebre frase: “Quem brinca com fogo mija na cama!”.

Como quando a gente urinava na cama o “pau cantava bonito”, parávamos logo com aquilo, prevendo o doloroso “futuro simples” que nos esperava.

Esse modo de educar a criança, usando um mito popular é muito interessante e eficaz, pois funcionou muito bem comigo.

Quando descobri que era questionável a afirmação de minha mãe, sobre brincar com fogo e urinar na cama, eu já tinha crescido e guardo até hoje certo respeito pelo fogo. É o mesmo caso do inferno católico, só que nesse caso específico foi para assustar os cristãos rebelados contra os dogmas episcopais.

Tanto o povo que contratava os “Guris Fandangueiros”, como eles mesmos, “os artistas”, deveriam ter sidos educados pela D. Maria, talvez não tivessem protagonizado essa terrível tragédia em Santa Maria, ceifando preciosas vidas e causando tanta tristeza em todos nós.

carlinhos matogrosso
Enviado por carlinhos matogrosso em 27/01/2013
Código do texto: T4108815
Classificação de conteúdo: seguro