DEPOIS DO VENDAVAL VEM A BONANÇA, MAS – 3 ...


 
 
No texto anterior, DEPOIS DO VENDAVAL VEM A BONANÇA, MAS – 2... Disse:

Certa vez, fui convidado por um conhecido, parta assistir um culto na igreja (onde ele era membro) e, após o culto, ao sair do local, analisando o tanto de gente e a forma como as portas haviam sido construídas, perguntei a ele: AQUI SABEM O QUE FAZER SE PRECISAR EVACUAR O LOCAL DE FORMA RÁPIDA???


Qualquer análise pode levar a conclusão de que, em nossa cultura o importante é construir algo... SE acontecer algo a gente luta para que algum dispositivo na legislação conste que se houver um problema se pode lutar por direitos (mesmo que o tal dispositivo na legislação seja como caldo de batata – não tenha valor algum)...


Em meu achômetro, nem deveria falar mais sobre tragédias, porque o país já é uma tragédia só (não havendo um só dia em que não seja noticiada alguma coisa), mas se num momento assim, muita gente quer dizer o que acha, aproveito a oportunidade pra dizer que falar e falar e falar sobre uma tragédia, depois que acontece (como a imprensa costuma fazer), não resolve a questão...

Inclusive, em dias posteriores, programas como o que deve está passando num dos canais (que se acha o tal), deixa as tolices de lado pra dar opiniões sobre como se livrar em ambientes assim... E, sem querer jogar mais combustível na fogueira, falo sobre um detalhe que nenhum dos iluminados de plantão abordou:

Já pensou que muitas vezes se abre uma casa de show (ou boate), se acha ruim cumprir as exigências legais para funcionamento do local e algumas vezes, é as custa de propina que se consegue liberação para funcionamento... Será que todas as boates e casas de shows do país estariam com a documentação em dia (inclusive recolhimento de tributos???)...

A coisa é tão séria que, a propina (ou gorjeta) ficou comum em todos os setores da nação...

Lembro dois episódios:

PRIMEIRO: Certa vez eu era responsável pela emissão de históricos escolares (Ficha 18 e 19) numa escola estadual... Eram muitos pedidos e não dava conta de tudo... Apareceu uma pessoa querendo dar uma gorjeta pra eu fazer o dela naquele dia (deveria ficar pronto após fazer uns 10)...

Como disse que não dependeria de gorjetas, argumentou que ninguém estava vendo e, apontando pra cima eu disse que DEUS sabia... Depois fiquei pensando: diz pra alguém que é somente pagar e, se eu receber me acostuma ao vale tudo por dinheiro...

SEGUNDO: Eu era responsável pela área de finanças do setor regional da igreja (onde estava) e, apesar da isenção tributária teríamos que4 apresentar contas ao leão, sob pena de uma multa pelo descumprimento da norma...

Havia uma multa de gestões passadas e, fui à receita negociar sobre como efetuar o pagamento... Em assembleia fui derrotado e considerado legalista, metido a perfeccionista...


Por isso fiquei acostumado com as rebatidas que levava quando pequeno: DEIXE DE MASTIGADO... Ou DEIXE DE CHORAR PELO LEITE DERRAMADO... ASSIM, tive que ficar habituado a analisar de forma mais detalhada cada coisa e tecer argumentos certeiros (ainda que para alguns mais descuidados isso pareça rigor desnecessário)...

Infelizmente, após tragédias como essa do incêndio que deixou centenas de mortes (sem contar os inúmeros traumas), a gente ache que andam brincando com fogo e, cá entre nós, o incêndio começou após alguém soltar fogos em ambiente fechados...

Não posso deixar de lembrar que durante as campanhas eleitoreiras se gosta muito de andar soltando fogos pra parecer que seria uma festa a presença do vagabundo no poder...


DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS, ESPECIALMENTE DOS IRRESPONSÁVEIS QUE VIVEM TRANQUILAMENTE COMO SE NÃO FOSSEM RESPOMSÁVEIS POR TRAGÉDIAS...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 28/01/2013
Código do texto: T4109593
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.