Leitura.

Plagiando José Claudio Adão “ Cacá “ Ler não causa L.E.R. Lesão por Esforço Repetitivo.

“ Oh Bendito o que semeia...

E manda o povo pensar!

O livro caindo n’alma

É germe que faz a palma

É chuva que fez o mar! “

Castro Alves.

Nós brasileiros temos a fama de não sermos chegado a leitura, talvez seja por que nos primórdios, os nossos colonizadores não se empenharam em educação e cultura, pois precisavam da massa operária para trabalhar e não pensar, eles pensavam por nós.

Observo ao comprar jornal, as pessoas que nele pega uma “canja” só leem a página de esporte e o noticiário policial. De cinco leitor, um corre os olhos sobre política, mas só para generalizar sobre a má conduta dos políticos, quando colocam todos no mesmo balaio. Página de opinião e arte, nem pensar. É claro, são pessoas humildes da periferia, analfabetos funcionais, verdadeiros, maria-vai-com-as-outras, o que Bertold Brect chamou de analfabeto político. Alguns nunca leram um livro. Não sabem eles que ler Machado de Assis. Monteiro Lobato, Guimarães Rosa e tantos outros de igual quilate, é sem dúvida um verdadeiro devaneio cultural, com eles a gente aprende muito de cidadania e viaja no mundo encantado das palavras. Escrevem com tanto saber que um pobre em letras como eu, desejaria escrever igual. Grande é o país que investe em educação e cultura, feliz é um povo que ama a cultura. Deu até rima.

Lair Estanslau Alves.