2Q==

Quanto vale uma vida?

Eu, sentada diante o note, querendo inspiração para escrever, passeio meus olhos pela sala, apraz-me ver meu filho mais novo jogando em seu Kinect com acrobacias mirabolantes no ar..., meu filho mais velho em seu violão elétrico tocando "Pés cansados", de Sandi, "Monomania" de Clarice Falcão, "Yesterday" de John Lennon... E eu descanso meus olhos sobre eles, com a alegria de mãe com filhotes sob as asas.
Reporto-me à mais recente tragédia veiculada em todas as mídias de comunicação do país, ocorrida na Boite Kiss, em Santa Maria - RS.
Enquanto eu desfruto da alegria de saber meus rebentos felizes junto a mim, muitos pais choram a perda de seus jovens naquele incêndio provocado por negligência: uma casa de shows sem saídas de emergência, uma banda fazendo pirotecnia em lugar fechado, seguranças impedindo a saída dos jovens por achar que eles não queriam pagar...
Reflito com tristeza sobre essa situação e sinto a dor dos familiares e amigos das pessoas que morreram, imagino o desespero que sentiram os que se viram envolvidos na trágica cena e conseguiram escapar, e ainda tentaram salvar outras vidas, ... uma cena realmente dantesca.
E nessas horas, eu agradeço. Tavez quem por ventura me ler, julgue-me egoísta, mas eu ergo minhas mãos aos céus, ergo meu coração e todo meu ser e agradeço sim. Agradeço à DEUS por saber de meus filhos sob minhas asas, fazendo barulho na minha sala, atrapalhando minha concentração, agradeço a bagunça deles, SENHOR, pois, diferente de mim, os pais dos 245 jovens não mais terão os seus.
E eu pergunto: de quem é a culpa? Quem são os responsáveis? Quem vai agora diminuir ou aplacar a dor da perda? Quem vai se responsabilizar por essa terrível tragédia?
Perguntas sem respostas ecoam por todo o país, e embora eu sinta, eu esteja realmente enlutada pelos familiares e amigos dos mortos, quando olho meus meninos em minha sala só me lembro de uma palavra que o SENHOR nos ordenou: "Ensina a seu filho desde novo o caminho em que deve andar, e ainda depois de velho, dele não se desviará".
Pais, não esses cujos filhos o anjo da morte tão cedo ceifou, mas os outros, que ainda podem deter sob suas asas os pequenos filhotes, ensinem a seus filhos os caminhos em que devem andar, a se desviarem dos caminhos maus que a bebida, as drogas a promiscuidade ofercem. Protejam-nos das ilusórias ofertas do mundo, para que o mundo e seu engodo não furte de vocês tão precocemente os rebentos, na flor da idade, e lhes cubra da escuridão da perda.
Quanto à direção daquela maldita Boite Kiss, que ofereceu àqueles jovens o beijo da morte, eu indago: Quanto vale uma vida? Será que a ambição deve prevalecer aos princípios de amor ao próximo? Será que em nenhum momento a direção desta droga de lugar não atentou para a existência de apresentação pirotécnica no show da irresponsável banda? Ou simplesmente atrair pessoas para gastar era o prioritário?
Meus olhos ficam embargados de lágrimas, amarra um enorme nó em minha garganta, e eu mais uma vez elevo aos céus minha alma e meu coração para orar pelas famílias, mas principalmente, agradecer à DEUS pois meus filhos estão, em pleno fim de semana, brincando aqui na sala e não em uma espelunca com nome de Boate, pra receber o beijo da morte. Meus filhos não se desviam do caminho ao qual me ordenastes a ensiná-los a caminhar... Obrigada, SENHOR!!!


Irene Cristina dos Santos Costa - Nina Costa, 29/01/2013


N.A.:  somente hoje consegui expressar o que senti diante de tão triste acontecimento, expresso minha dor, derramo minhas lágrimas e dobro meus joelhos, pedindo a DEUS que os conforte na dor da perda.
Nina Costa
Enviado por Nina Costa em 29/01/2013
Reeditado em 29/01/2013
Código do texto: T4112769
Classificação de conteúdo: seguro