A certeza da relatividade humana

"O Sol nasce para todos, quer alguns queiram, quer não… E, justamente os mais humildes, são os que podem apreciá-lo em toda sua grandeza e dele receber o calor vivificante que dele dimana… "

Observar as pessoas tem sido um seu hábito durante o transcorrer da vida. Infelizmente, desde a idade em que passou a poder discernir o’certo’ do ’errado’, quando pode separar o ’bem’ do ’mal’ , tem tristemente concluido que muitas criaturas agem usualmente de forma negativa. Este entendimento a entristece, pois revela que pouco – ou nenhum amor há no coração dos homens.

Não entende – nem aceita- as maldades várias que, muitas das vezes tem não só presenciado, como vivenciado, pelo simples fato de “ser ’como’ e ’quem’ é’”.

A soberba é característica de seres pequenos de alma (como há muitos) e esses são os que se julgam ’donos do mundo’, superiores a todos os demais e imaginam, de forma absurda, a existência de ’castas’.

”Eu tenho posição“… disse-lhe em reunião, de certa feita, um infeliz que julga ser ’posição’, um simples emprego em companhia que presta serviços para uma estatal… E disse isso pelo simples fato de que falar com uma empregada doméstica, não caberia para um homem da sua ’posição’…

Aquele pobre coitado, já não mais criança, morrerá sem saber o que se segue:

Muitas criaturas agem usualmente de forma negativa. Este pensamento

levou-a a concluir:

“Não há motivo algum plausível para a arrogância Além disso, a razão

mostra que não devemos confundir o que é ‘absoluto’com o que é

relativo’. Somos seres meramente’relativos’. Desta certeza devemos

conscientizar-nos: o que em nós transcende é a alma .”

Mirna Cavalcanti de Albuquerque Rio de Janeiro, 20 de Janeiro de 2012