De Olhos Bem Abertos
Z

 Trabalhar em repartições federais não é tão fácil. A inveja nesse meio é uma realidade que abomino. É difícil de se fazer amizades com pessoas competitivas, pois elas logo se mostram interesseiras e oportunistas.
 Há algum tempo eu vinha tentando uma transferência. Como a cidade para a qual eu desejava a transferência era pequena, desde o inicio sabia que não conseguiria a mesma para o cargo que ocupava atualmente. Isso não me seria problema, tendo em vista que o motivo da transferência valeria qualquer cargo.
 E depois de uma maratona com o sistema conseguir a tão sonhada transferência.
Atualmente exercia o cargo de Auditora Fiscal, porem os auditores são focados nas capitais e solicitados para as cidades apenas quando necessário. Me contentei com um cargo inferior tendo em vista que cargos de chefia nunca encheu meus olhos e o financeiro não me preocupava.
Transferência pronta, malas arrumadas para seguir rumo ao meu mais novo cargo.
 Fui recebida em uma agencia pequena com  uma equipe de nove pessoas entre elas minha chefe que não parecia me ver com bons olhos. Sabia ela que eu estava vindo de uma cidade onde era Auditora, e geralmente os auditores não são bem vindos.
Não dei importância, estava ali por decisão de Brasília e não seria uma gerente de agencia que me faria recuar.
 Foi então que para minha surpresa, ainda na primeira semana desconfiei de algo sujo ali. Com experiência em auditoria, não foi difícil perceber que tinha alguma coisa errada. Mesmo sem ter acesso a documentos necessário, sabia que aquela agencia estava viciada.
 De inicio fiquei indignada, pois abomino a desonestidade. Alem disto, não compactuo com o lema de que servidores públicos e federais não deve satisfação a ninguém. Muito pelo contrario, esses servidores são os que mais devem satisfação a sociedade, pois é essa sociedade que paga nossos salários.
 Mas apesar de desconfianças e descobertas estava de mãos atadas, novata em uma cidade pequena... Uma cidade onde não conhecia ninguém e sem autoridade para ir a fundo em minhas investigações.
 Decidi seguir trabalhando, tentando ser o mais natural possível. Na semana de natal participei da confraternização junto com todos. Mesmo percebendo a indiferença com que me tratavam, trocamos presentes de amigo secreto, mesmo sabendo não ser sincero, recebi convite para participar da ceia de natal na casa de uma das colegas, o que recursei claro,afinal sei que natal é uma festa família e minha única família é meu noivo.
 Enfim, passou o natal e veio as festas de ano novo, continuei trabalhando e mesmo indignada com o que estava acontecendo não tinha intenção de prejudicar ninguém, mas ainda assim minha presença estava incomodando alguns.
 E foi graças a este incomodo que minha gerente teve a infeliz ideia de passar um e-mail para a regional solicitando minha transferência, alegando que eu não tinha me adaptado à nova função.
 Foi um grande erro da parte dela, pois minhas suspeitas foram confirmadas graças a este medo. Não sabiam ela que não foi por indicação que entrei nos serviços publico, não sabiam ela que passei nos concursos para ter direito aquele cargo, e que acima de tudo eu era uma profissional. Uma profissional que sabia se defender.
 Na mesma noite fui avisada por e-mail que seria transferida para uma cidade vizinha, cidade essa que muitos funcionários já tinham corrido de lá por conta do alto numero de assaltos.
 Em reposta a este e-mail, comuniquei que não aceitaria a nova transferência até ser comunicada oficialmente por Brasília da mesma forma que recebi o comunicado da transferência para aquela cidade.
Naquela noite depois de conversar com meu noivo, cheguei à conclusão que no dia seguinte iria trabalhar normalmente. E como parte daquela equipe tinha o direito de solicitar uma auditoria, alegando ter encontrado irregularidades que não podia investigar por conta própria, irregularidades estas que poderiam ser o real motivo do pedido de transferência.
Assim foi feito, no dia seguinte cheguei no meu horário e como minha chefe ainda não tinha chegado, fiz questão de ligar pra ela comunicando que permaneceria na agencia até segunda ordem, já que o e-mail que tinha recebido tinha sido regional e não nacional como deve ser feito.
 No mesmo dia a investigação começou. Uma equipe do CDD mais próximo chegou às 11hs e exatamente 17hs já tinham um veredito.
 Dois dias depois uma equipe que encontrei no dia 03 de Dezembro com nove membros estava agora com seis deles transferidos para cidades vizinhas e três afastadas para investigação. Entre eles minha chefe que foi afastada, punida e rebaixada para um cargo bem inferior ao que tinha.
 Minha transferência foi suspensa e continuo trabalhando no mesmo lugar. Eles não sabiam que não costumo nadar para morrer na praia. O medo de serem descobertos só antecipou o que eu tinha intenção de fazer na hora certa.
 Não imaginei que todos direta ou indiretamente estavam envolvidos.  Mesmo assim ainda acredito que o poder publico pode ser servido por pessoas honradas e honestas. 
Zeni Silveira
Enviado por Zeni Silveira em 01/02/2013
Código do texto: T4118148
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.