ANIVERSÁRIO DO GERALDO

Meu marido não quer que eu lembre a data de seu aniversário para ninguém (nem familiares, nem amigos). Ninguém! Já faz mais de um ano que ele me fez esse pedido, desde seu último “niver”. No ano passado atendi a sua exigência não falando para ninguém e mesmo assim, compareceram a nossa casa, à tardinha, seu filho e sua nora. Ainda bem que me preveni comprando torta, salgadinhos e refrigerantes, pois já previa que certamente eles viriam cumprimentá-lo.

Mas este ano... não sei. Não estou a fim de atendê-lo... Porém fico em dúvida: se eu telefonar para seus amigos mais chegados e familiares chamando-os para vir comer um bolo e ele ficar aborrecido comigo?

Comentei que, se eu não telefonar para as pessoas informando seu aniversário, ninguém vai dar o retorno ou comparecer para cumprimentá-lo! Ninguém irá adivinhar ou lembrar a data correta! Já tivemos várias conversas sobre esse assunto e ele sempre acaba convencendo-me a não chamar ninguém. Então tá! Você ganhou! Não ligarei para ninguém!

Reservo para mim o direito de encomendar uma torta deliciosa de chocolate meio amargo com coco ralado, que sei que ele adora! Mesmo que ninguém se lembre de seu “niver”, pelo menos seu filho deverá vir dar-lhe um abraço (apesar de ele já ter dado o abraço hoje pela manhã, bem cedinho).

Foi o que fiz: encomendei e pedi para entregar a torta por volta das 16 horas do dia 16/06 para fazer surpresa já que eu sabia que ele estaria em casa assistindo ao jogo de futebol da Copa do Mundo pela televisão. Quando recebeu a torta, telefonou para mim para agradecer.

Cheguei em casa depois das 18 horas e o encontrei muito empolgado... Feliz... Parecia uma criança:

- Nega! Adivinha quem me ligou? – perguntou com os olhos brilhantes.

- Não sei, meu bem. Quem ligou? Conta aí. – falei curiosa.

- Barack Obama! – respondeu rindo.

- Ah amor, fala a verdade!

- Então tá: minha filha de São Paulo e meu filho! – disse eufórico.

- Nossa! Que legal! Que bom, amor!

- Sabe quem mais ligou? Seu pai! Fiquei muito feliz; achei muito legal ele ter se lembrado! Foi você quem o avisou?

- Amor, vou te explicar: quando estava chegando em casa, tocou meu celular e era meu pai perguntando se era hoje o seu aniversário. Confirmei e dei o número do seu telefone porque ele queria falar com você.

- Ah tá! Então vou te contar mais: recebi também um telefonema da Jany!

- A Jany? A cantora? Que mora em Portugal? – indaguei incrédula.

- Exatamente! Telefonou de Portugal para me cumprimentar. Quando ouvi sua voz sabia que a conhecia, mas não lembrava o nome; deixei-a falar mais um pouco e, então, consegui reconhecer e lembrar o nome dela! E tem mais! Ligaram também: meu pai, minha mãe, meu irmão Ângelo e minha cunhada Regina, lá de São Luiz Gonzaga-RS. E pela Internet recebi os cumprimentos do seu sobrinho Douglas e da nossa amiga Rosana!

- Puxa amor! Quanta gente! Isso tudo aconteceu sem eu ter avisado ou lembrado alguém! Imagina se eu aviso! Hehehe!

Depois de toda essa euforia e felicidade fui para a cozinha verificar a torta e ele foi atrás de mim.

- E tem mais: seu irmão, sua cunhada e o Douglas estão vindo para cá. Já comprei salgadinhos, cerveja e refrigerante! – falou com empolgação.

- Que ótimo! Sugiro abrir um champanhe para comemorarmos. O que acha?

- É prá já, meu amor. – respondeu alegremente.

Ficamos tomando champanhe até o pessoal chegar. Foi uma reunião agradável... Alegre... E mais alegre estava o Ge! Transbordava felicidade e alegria pela boca... Fluía pelos olhos... Transpirava pelos poros... Irradiava pelo corpo...

Todo ele era satisfação!

Aí percebi como é fácil fazê-lo feliz! Bastou uma lembrança! Não precisa presente, flor, festa... Basta a lembrança!

Fui muito piegas na minha declaração? Pode até ser, mas prefiro dizer que foi uma declaração de uma esposa apaixonada.

Aqui fica meu agradecimento aos que lembraram... Aos que telefonaram... Aos que compareceram!

E fica também o lembrete de que outros 16/06 virão por aí. Nessa data poderá não acontecer uma grande festa, mas certamente haverá união, amor, alegria e felicidade (tudo isso acompanhado de uns comes-e-bebes porque ninguém é de ferro. Hehehe).

Simone Possas Fontana

17/06/2010