UM DISCURSO DIFERENTE

Um insólito discurso saiu a esmo.

Tinha-se como sábio.

Mas não conseguiu nem mudar seu modo de ser: introdução, desenvolvimento-conclusão.

Às vezes incoerente cambaleava e caía nas sarjetas dos babados formais.

Sem alma, deixava-se muitas vezes à margem de uma sala velha qualquer; pretendia-se assim para chegar a ser subliminar.

Apelativo ao extremo, fazia-se berrante pela melosa ânsia de transformar o ser.

Sua vestimenta lhe caía como uma luva, mas lhe faltava charme, encanto...

Tentou se vestir diferente, desarrumar-se, entrar em um movimento social qualquer que fosse.

Queria-se anárquico: conclusão-desenvolvimento. Mas, só ficou na introdução.

Deixou suas madeixas crescerem em versos esvoaçantes.

Agora se veste à moda da natureza, cultua um jeito, diz ele, “natural de ser”.

Passou a se impressionar quando via algo belo.

Seu argumento-alimento, agora é o vento-acalento, o sol-inspiração, as borboletas-ortográficas, não se pretende mais sábio.

Conforma-se simplesmente em ser.

Não traz consigo em seus bolsos tantos floreios.

Suas vulgares linhas desfilam como as ondas do mar, que encantam sem a pretensão de encantar.

Com tão imensa transformação, o discurso antes letras frias, orgulhou-se humildemente ser-canção.

(05/06/2008).