ATÉ ONDE UMA TARDE CHUVOSA NOS LEVA (EC)
 

Nada mais melancólico do que num entardecer chuvoso   você ouvir “Adagio” de Albinone, tendo como leitura obras dos filósofos Thomas Hobbes e Francis Bacon. É o que faço nesta minha eterna busca de encontrar em mim mesma a “humanidade” ( a natureza do homem) e que só é possível , segundo Hobbes, “lendo-se a si mesmo”.

"Sobre o Corpo”, de Thomas Hobes, é a leitura que faço, ele se situa entre a filosofia experimental de Bacon, o seu próprio empirismo e o racionalismo de Descartes (Penso,logo existo)

Hobbes define a filosofia como “conhecimento adquirido por um raciocínio correto, dos efeitos ou fenômenos conforme as causas ou gerações concebidas e, inversamente, das gerações possíveis conforme os efeitos conhecidos”. ( Isto é explicado como um racionalismo empirista)

Certezas...? Verdades...? Francis Bacon diz se o homem começar com certezas, acabará em dúvidas; mas se no começo se contentar com as dúvidas, acabará em certezas . E a verdade? Afinal, “O que é a verdade?” Foi a pergunta feita, num gracejo, por Pilatos, que  não ficou para ouvir a resposta.
                      ***********************************
 
Este texto faz parte do Exercício Criativo (EC) ,  “Chuvas ao Entardecer”. Outros textos versando sobre o mesmo tema são encontrados neste link: http://encantodasletras.50webs.com/chuvasaoentardecer.htm

 
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 04/02/2013
Código do texto: T4122344
Classificação de conteúdo: seguro