Prato difícil de se preparar

Um prato difícil de preparar-se, é o chamado família. São muitos

ingredientes e reunir todos é um sério problema.

Pouco importa a qualidade da panela, fazer uma família exige coragem, devoção e paciência, não é para qualquer um não.

Os truques, os segredos, o imprevisível, as vezes dá até vontade de desistir e aceitar o desconforto do estomago vazio. Vem a preguiça, a conhecida falta de imaginação sobre o que se vai comer e aquele fastio,

mas a vida sempre arruma um jeito de nos entusiasmar e abrir o apetite.

O tempo põe a mesa, determina o número de cadeiras e os lugares, súbito feito um milagre a família está servida.Fulana sai a mais inteligente de todas, beltrano veio no ponto, é o mais brincalhão e comunicativo, unanimidade, sicrano? quem diria. Solou, endureceu, murchou antes do tempo. E este, o mais gordo, generoso, farto, abundante e que surpreendeu, foi morar muito longe. Ela a mais apaixonada e a outra a mais consistente. E você ? é, você mesmo que me lê os pensamentos e veio aqui me fazes companhia, como se saiu no álbum de fotos, o mais prático e objetivo, o mais sentimental, o mais prestativo, o que nunca quis nada com o trabalho, seja quem for, não fique aí reclamando do gênero e do grau comparativo.

Reúna essas tantas afinidades e antipatias que fazem parte da sua vida, não há pressa, eu espero. Já estão aí todos ? Ótimo, agora ponha o avental, pegue a tábua a faca mais afiada e tome alguns cuidados pois logo você também estará cheirando a alho e cebola, não se envergonhe de chorar, família é prato que emociona e a gente chora mesmo, mesmo que não queira. De alegria, de raiva ou de tristeza, não importa você vai chorar. Primeiro cuidado, temperos exóticos alteram o sabor do parentesco, mas se misturadas com delicadeza, estas especiarias que quase sempre vêm da Europa e do Oriente e nos parecem estranhas ao paladar tornam a família muito mais colorida e com um paladar as vezes estranho mais muito mais gostoso e interessante e saborosa. Atenção com os pesos e as medidas, uma pitada a mais disso ou daquilo e pronto, é um desastre, família é prato muito sensível,tudo tem que ser muito bem pesado, muito bem medido. Outra coisa, é preciso boa mão, ser profissional, principalmente quando se decide meter a colher, saber meter a colher é verdadeira arte. Um grande amigo meu desandou a receita de toda a família só porque meteu a colher em uma hora errada.

O pior é que ainda tem gente que acredita na receita da família perfeita, bobagem, tudo ilusão, não existe família perfeita, Família a Cubana, família a Francesa, família a Puntanesca, família ao alho e óleo ou família ao molho pardo, em que o sangue é fundamental para se preparar a iguaria .

Família é afinidade e a Moda da Casa onde em cada casa prepara a sua maneira é a mais correta. Há famílias doces, outras mais amargas, algumas com muita pimenta, e outras totalmente insonsas sem um gosto definido, sem gosto nenhum, seria assim uma família tipo dieta que você suporta só para manter a linha mas não tem gosto de nada.

Enfim, receita de família não se copia, se inventa no dia a dia, vai se apreendendo aos poucos, improvisando e adicionando os ingredientes aos poucos, sempre com o cuidado de se ir experimentando a toda hora para não perdermos o tempero e o sabor.

Muita coisa se perde na lembrança, principalmente na cabeça de um velho como eu, o que posso dizer por mais sem graça, por pior que seja o paladar é que família é um prato que você tem que experimentar e comer. Se poder saborear, saboreie, não ligue para etiqueta, passe o pão naquele molhinho que ficou no canto do prato, sirva quente e aproveite pois família é um prato que quando acaba, nunca mais se repete.

Arialdooliveira
Enviado por Arialdooliveira em 04/02/2013
Código do texto: T4123185
Classificação de conteúdo: seguro