SALVANDO UMA ÁRVORE


Em minhas várias caminhadas pelo Brasil, numa certa noite ao dormir sob uma frondosa árvore acordei sobressaltado ao ver próximo de mim um homem com um machado, que me disse:
-Ó andarilho, saí de madrugada com destino a esta árvore para derrubá-la e encontro alguém dormindo sob ela. Levante-se, preciso trabalhar.
-Mas justamente esta! Não vê que é formosa! É um pecado, destruí-la! - protestei.
-Falas bem para ser um andarilho comum. Quem é você, e de onde vens?
-Sou um peregrino. Ando a pé por onde Deus faz Seus desígnios a meu respeito, e a natureza faz parte de minhas admirações. Explique-me a verdadeira razão pela qual queres cortar esta árvore. Parece-me ser sem sentido destruir uma planta que tem enorme utilidade dentro da natureza.
-Vou usar a sua madeira para lenha. Porventura você e fiscal florestal?
-Sou ambientalista. Como dever tento proteger a natureza dando instruções às pessoas para tal fim
-Sabe que simpatizei contigo. Não vou mais derrubar esta árvore. Mas diga-me: para que mais são úteis as árvores como esta, a não ser para sombra e quando secas, para fazer fogo com sua madeira?
-Qualquer planta, meu amigo, pode viver sem os animais, porém animal algum poderá viver sem elas. A ação delas na natureza está intimamente ligada ao ar que respiramos, evidentemente sob o poder da luz. Uma árvore como esta, no mínimo ajuda na renovação do ar que respiramos. Enquanto os aviões, veículos de transportes automotivos, fogões, queimadas, indústrias e os próprios animais (entre os quais a humanidade) tiram o oxigênio da atmosfera as plantas suprem.
-Já ouvi falar nisso, mas nunca me entrou na mente. Bem, convido-o a chegar à sede de meu sítio para tomar um café. Moro próximo daqui. Siga-me.
Mediante o convite, acondicionei meus panos em meu galo de briga e o segui. Logo estávamos tomando um bom café preparado por sua esposa. Nos assuntos, ele quis saber muitas coisas sobre o meio ambiente, do que pude muito falar para os instruir.