Carnaval meu bem, meu mal!

Ai, como eu amo Carnaval! Amooooo!

Como falou Dom Helder: “Carnaval é alegria popular! Diria mesmo, uma das raras alegrias que ainda sobram para minha gente querida.”

Isso mesmo! Sou apaixonada por Carnaval! Digo mais, na minha opinião, o Carnaval é a expressão máxima da identidade brasileira. E explico: Essa Festa profana revela toda nossa mix cara; resgata-se, nele, toda tradição provinda das diversas raças formadoras do nosso povo. E mais, traz à tona toda a alegria do brasileiro, seja ele rico ou pobre, unindo-se num só elo de irmandade. Momento ímpar, quando as pessoas saem às ruas com intuito de brincar, cantar, se divertir, e se aglomerar. Já que não se tem como brincar carnaval sem se integrar aos blocos, agremiações e clubes. Detalhe: é um sonho efêmero de felicidade, quando todos se esbaldam na folia, não se importando com os problemas, sejam de ordem financeira ou de outra ordem qualquer.

Hoje eu sei que amo o Carnaval. Mas, até 1980 eu não tinha noção do que era. Foi quando tive a felicidade de conhecer o Carnaval de Olinda. Aquilo fora, pra mim, o maior Carnaval da minha vida! Aqueles blocos subindo e descendo ladeira. Aquele frevo me invadindo. Eu e minhas amigas enlouquecidas de tanto pular! Chega a quarta-feira de cinzas. Hora de se despedir da frevança. Foi difícil pra minhas amigas me convencerem que chegara a hora de retornar à realidade. Voltar pra João Pessoa seria a mesmice! A chatice de sempre! A opressão de vida! Se ainda hoje, é esse paradeiro, imaginem na década de oitenta!

Mudou muito o Carnaval em João Pessoa, mas mesmo assim nem se compara ao Carnaval de Recife. Lá tem cenário, figurino, coreografia e escambau a quatro no Carnaval. O Frevo é o diferencial. É contagiante! É diferente! A gente não pode negar! Quem negar isso é um grandíssimo despeitado. Não podemos negar que já avançamos muito. Há alguns blocos de peso, como: Muriçocas, Virgens de Tambaú e Cafuçú. Porém, vamos e convenhamos, o nosso Carnaval não chega aos pés do Recife. É preciso muito ainda pra dizer que temos um bom Carnaval! Ai, o Bacalhau do Batata! Bloco Ceroula, Galo da Madrugada e tantos outros blocos.

Não posso deixar de registrar, os pessoenses estão de parabéns. Vão às ruas na maior alegria, mostrando-se abertos à brincadeira carnavalesca. É muito bacana mesmo! Agora o que eu acho hilário são as autoridades irem à TV falarem que estão oferecendo toda folia gratuitamente. Espertalhões! Comem o juízo do povo com um discurso eleitoreiro. E fazem assim, desavergonhadamente, já de olho nas próximas eleições. Mas, no caso, apenas se mostram o quanto são pequenos e mercenários. Quem não sabe que todo patrocínio é público, tirado do nosso rico dinheiro; dinheiro, inclusive, bem caro; de impostos picantes embutidos até nos pacotes do açúcar que adoçam nosso gostoso cafezinho? São uns farsantes! Quem não os conhecem que os comprem!

Lourdes Limeira
Enviado por Lourdes Limeira em 12/02/2013
Reeditado em 12/02/2013
Código do texto: T4136009
Classificação de conteúdo: seguro