A DIFERENÇA ENTRE FALAR
                           E  ESCREVER


Quando falamos demosntramos em nosso tom de voz como estamos , o que sentimos. Mesmo que queiramos esconder;  a pessoa atenta perceberá a tristeza, a alegria, o desencanto, a tranquilidade. Costumo dizer que as palavras são quentes. Elas transmitem sentimentos. Quando falamos usamos a entonação da voz para enfatizar nosso momento.
Já na escrita, por mais que queiramos mostrar um determinado sentimento, já é mais dificil. Já aconteceu comigo de escrever um determinado caso, ou sentimento, desejando mostrar minha solidariedade e fui muito mal interpretada. Por que? Porque nem todos sabem ler nas entrelinhas e não é constante a capacidade de demonstrarmos na escrita nosso sentimento, as vezes falhamos ao escrever.
É preciso ter cuidado quando elaboramos um texto, quando escrevemos para alguém. Podemos estar na maior das intenções, as melhores que temos para dar e não  atingirmos nosso objetivo.
Sou um pouco crítica, talvez seja resultado de anos na minha profissão. Procuro sempre ao ler algo de alguém, entender as entrelinhas, alí está o verdadeiro sentido do texto.
Sendo eu uma pessoa apressada, posso cair nesse erro, de não escrever com cuidado, para dizer exatamente o que pretendo. Não faço rascunho, nem sempre faço revisão do que escrevi e assim já cometi escritas que não demostravam o que eu realmente sentia e queria transmitir.
O melhor modo de escrever é o mais simples possivel, sem palavras que temos que procurar seu significado no dicionário.
Claro, cada um tem um método para escrever, mas eu prefiro usar um modo simples e direto.
Evidentemente, tendo o cuidado de não ser uma escrita muito fria, colocando um pouco de sentimento em minha escrita, é claro que pretendo com isso, ser sociável, educada, mas firme. 
E, finalmente, antes de tudo, de  me preocupar com o português correto, gosto de demostrar, na medida que a escrita permita, meus sentimentos no momento em que escrevo, aquilo que quero transmitir. Ficar próxima de quem me lê.
naja
Enviado por naja em 12/02/2013
Código do texto: T4136375
Classificação de conteúdo: seguro