A Corrupção
 


 


Quando Caminhas escreveu a Portugal que aqui no Brasil "em tudo se plantando, dá", talvez já antevisse a corrupção crescente e desmedida que colhemos  e engolimos sem desejar fartando-nos da desonestidade e da lei do "jeitinho brasileiro".
Fico a avaliar se a corrupção em nosso país tem raízes históricas, com o tipo de colonização que nos foi  imposta, com um povo formado da miscigenação (leia-se estupro) de portugueses degredados á indígenas "ingênuos e influenciáveis", negros escravizados não só por brancos, mas por elementos de tribos inimigas na África, que vendiam seus inimigos vencidos de guerras para a escravidão.
Colocou-se tudo isso em um balaio de gatos, sacudiu pra lá e pra cá, depois com o passar do tempo amalgamaram outras etnias à essa mistura (imigrantes em busca de vida melhor) e saiu daí o brasileiro.
Talvez a corrupção seja reflexo da covardia da realeza que iniciou sua saga de fuga às investidas napoleônicas à Portugal, cujo medroso rei D. João VI só fez surgir algum real progresso em nossa terra, para "acolher" com classe a nobreza portuguesa nas terras brasilis.
Mas, mais covarde que tudo isso é olhar para a realidade e ver que desde a colonização, nada mudou. O ser humano continua a escravizar seu semelhante, a explorar sua força e sua capacidade em favor da ambição, em detrimento da ética e da moral.
A corrupção no Brasil é gritante e seria muito cômodo apenas dizer que ela tem seu cordão umbilical nas raízes históricas.
Todo bebê quando nasce, rompe o cordão que o unia à mater, mas o Brasil quando  "rompeu" com Portugal, assumiu a Inglaterra como sua tutora, por algum tempo, depois se deixou adotar pelos Estados Unidos, e cada vez se alienando e se entregando nos prostíbulos políticos que essas mãe de aluguel lhe oferecia... Agora Brasil tem maioridade, e já sabe muito bem como arrancar de seus clientes (o povo pobre, miserável, sofrido, trabalhador) sustento para a sua promiscuidade, vaidade e ganância.
O Planalto, o Senado, os poderes instituídos que deveriam ser um templo sagrado da integridade, se tornaram o palco de grandes prostituições, prevaricações políticas, troca troca de partidos e legendas, conchavos e jogos de interesses que se refletem (como causa e efeito), em uma educação que só vislumbra números que agradem a ONU e a UNESCO (e por isso querem fazer valer a aprovação automática, em que o aluno não pode ficar retido na série/ano), mesmo que nossos alunos saiam do sistema como analfabetos funcionais; em políticas populistas e assistencialistas que muitas vezes até são desviadas de quem realmente precisa; na super faturação de obras que se tornam grandes "elefantes brancos" sem nenhum retorno para a população; no aumento e criação de novas siglas de impostos que o cidadão comum sequer sabe o que é, mas se vê obrigado a pagar, porém não vê o retorno desses em bem feitorias para a população; em vultuosa verba sendo aplicada em demolições e reconstruções de estádios de futebol (somos o país da copa) enquanto o salário do trabalhador é uma vergonha nacional, que mal dá para sobreviver, quanto mais, fazer as necessidades básicas da família.
São tantas coisas erradas, gritantes...
E aí, aparecem em jornais as declarações de políticos afirmando que nossa Presidente foi muito ousada em diminuir a o preço da luz,...
Pergunto eu: que ousadia é essa que não a fez ir à público dizer que essa diminuição se deu graças ao fato de que fora cobrado valor acima do devido anteriormente? E  que por isso iria devolver o que cobrou a mais...
Ao contrário disso, logo em seguida, não muitos dias depois do anúncio da baixa nas tarifas da luz, permitiu o aumento na gasolina...
Perguntem-me o que eu tenho a ver com o preço da gasolina, se eu ando à pé... 
Porque esse simples aumento da gasolina se reflete no preço da passagem da condução que eu apanho todos os dias para ir trabalhar, no transporte dos alimentos até o supermercado em que eu compro para pagar no fim do mês, e os alimentos que minha família consome, somem a cada compra,... eu não tenho carro, mas pago com meu trabalho e meu suor pelo aumento do preço de seu combustível...
Mas quem se importa com isso?... 
No Brasil do jeitinho, existe uma lei ainda mais importante, aquela que diz: "farinha pouca, meu pirão primeiro", então, cada um preocupe-se em cuidar de sua farinha pouca enquanto nossos políticos, mergulham no caviar, ... e nós pagamos por isso...
A corrupção é uma epidemia e o remédio seria o povo começar a se conscientizar de que quem gere o país, o estado, a municipalidade é empregado do povo, não patrão e senhor... E ainda mais, que o voto é uma arma (individualmente de pouca serventia, mas que em comunidade é de grande valor). Só que é mais fácil e cômodo reclamar... E tenho dito!...

Irene Cristina dos Santos Costa - Nina Costa, 17/02/2013
 

 

Nina Costa
Enviado por Nina Costa em 17/02/2013
Reeditado em 10/07/2023
Código do texto: T4145261
Classificação de conteúdo: seguro