O que é do outro que é bom?

Tem um ditado que diz que “ o que é do outro que é bom”, que no meu entender faz uma inferência à inveja. Inveja é uma pelinha de pescoço, um espinho que incomoda muitos.

Mas ela até certo ponto é ‘boa’, mas depois que se ultrapassa certos limites, ela passa a ser nociva e extremamente perigosa. Tentarei ser o mais clara possível para entenderem o que quero dizer.

Até que ponto invejar o outro é bom? Em minha opinião, em ponto nenhum, mas, entretanto, todavia... Para alguns a inveja é uma alavanca de incentivo: ‘se fulano conseguiu eu também posso’. Até aí, eu não vejo ‘mal’ nenhum.

Mas justamente o problema começa quando a inveja torna a pessoa incapaz de elogiar, se sentir uma pontinha de inveja logo começa a colocar defeitos, dizer que aquilo é ruim. Esse é em minha opinião o primeiro estágio da inveja ruim.

Depois desse estágio, o invejoso começa a querer tudo que é do outro, em vez de por defeito, começa a elogia excessivamente e sempre, devo ressaltar, sempre termina seus elogios com a frase ‘eu quero igual’. Não teria mal nenhum, se o desejo dele não fosse apenas ter igual, mas deseja ter o objeto ou situação na qual é sua, em outras palavras: quer ser você, estar em seu lugar. Até nesse ponto eu apenas ignoro.

Só que, o que deve preocupar, é quando o outro indivíduo deixa de querer ser você e tiver tudo que você tem e passa a desejar que você não tenha sucesso, passa a lhe desejar mal, não importa se ele tem o carro do ano e você uma Brasília velha, a pessoa simplesmente quer que você tenha nada, quer te ver no fundo do poço, e se contenta com sua derrota, esse é o pior estágio da inveja. E se eu puder dar um conselho, se afaste o máximo possível dessas pessoas, pois a áurea negativa que envolve elas é tão grande, que mesmo que não afete diretamente, acaba por por pra baixo.

Lembrando outro ditado, digo: ‘antes só, que mal acompanhado’ . Ás vezes é melhor ter poucas, mas boas pessoas ao seu redor, que varias almejando sua queda.

PS: Não é minha intenção criticar ninguém, apenas compartilho minha opinião sobre inveja e situação que vivenciamos no trabalho e em muitos outros lugares. Obrigada.

Érica Rosa
Enviado por Érica Rosa em 19/02/2013
Reeditado em 21/03/2014
Código do texto: T4148593
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.