UM DIA...UMA FÊNIX


Quando bem criancinha, meu pai comprou alguns terrenos no campo. Desde menina sou apaixonada pelo mar, mas não tinha voz naquela época.  Ele construiu uma casa e todas as nossas férias e finais de semana longos íamos para lá. Um lugar chamado SAMBAITIBA, bem depois de Itaboraí...Naquela estrada ainda muito deserta só tinha nossa casa. Aquilo era uma beleza, papai tinha dinheiro nessa época e lá vivia sempre cheia de amigos. Até que ele não deu sorte e ficamos pobres, não ficamos miseráveis, mas perdemos toda a mordomia.
E TODOS OS AMIGOS.
Papai ficou desgostoso e não quis mais ir passar as férias por lá...não demos muita importância porque , já  mocinhas, tínhamos nosso grupo de amigos e sempre nos divertíamos em bailes, praia, cinemas que semrpe amei, cinema e praia...dançar era ótimo, mas minha grande paixão é o mar.
Aquele sítio virou terrenos cheios de mato. Tudo que havia sido plantado sumiu...desapareceu. Tínhamos uma égua que meu irmão batizou de Morena. Era linda e muiot mansa. Uma das raras vezes que voltamos, o empregado disse que ela havia morrido, mas soubemos que estava grávida e ele vendeu ela e o potrinho.
Nunca mais fomos lá...
Um dia minha mãe foi assaltada por uns "menores" que levaram seu cordão, relógio, bolsa com dinheiro e jogaram os documentos em cima dela.
Ela ficou numa tristeza se sentindo tão humilhada pelo que passou...decidiu com minha irmã refazer o sítio e ir morar por lá. Minha irmã aposentou-se na CEF e foi com armas e bagagens para o sitio que batizaram de FÊNIX, porque, praticamente, elas o ressucitaram das cinzas....Minha mãe com um empregado excelente que tiveram a sorte de arrumar, fizeram daquele sitio o mais linda naquela estrada. Eu ia pra lá toda sexta feira à noitinha e voltava na segunda de manha, direta para o trabalho, sempre levando minhas cockers amadas.

Quando eu chegava e olhava de baixo, o terreno tinha uma inclinaçaõ suave que podíamos ver todas as flores do jardins, lirios de varias cores, e muitas rosas. Minha mãe  sabia fazer enxerto, aprendeu com meu avô paterno que era caprichoso e gostava de minha mãe...ensinou a ela várias coisas sobre flores.  Ela colocou em pratica tudo que aprendeu com ele, e aquele sitio que ressurgiu da cinzas, era uma obra de arte em jardim. Passaram seis anos felizes por lá...mas então o destino de minha mãe se cumpriu..Foi triste e minha irmã não quis ficar lá sozinha, era por demais sofrido.
O sitio foi vendido para uma americana e nunca mais voltamos nem por curiosidade.
Tudo que minha mãe fez ficou registrado em filmes, fotos passados depois para DVD.
É claro, que ela estará sempre em nossos corações...o interessante é que não aprendemos nada com ela, pessoa tão especial, inteligente., de bom gosto, e nós não tentamos aprender, como se  ela fosse eterna e estaria sempre junto.
A vida não é assim....ela sabe ser cruel. As pessoas se iludem porque querem, não aprendem, vivem de ilusões.


Hoje coloquei um DVD com minha mãe e seus morangos , suas flores, seu jardim e senti um aperto no meu coração. Pessoas assim existem poucas, ela sempre nos deu licões de ser forte, lutadora, recomeços, nunca desistia. O ceu ganhou uma mulher e tanto para ajudar os anjos. E ficou esse vazio dela...essa saudade e boas lembranças.
Ela foi um presente que DEUS me deu, nascer filha dela..
naja
Enviado por naja em 21/02/2013
Código do texto: T4151388
Classificação de conteúdo: seguro