O caso de Yoani Sánchez

por Robson Joaquim

Durante esta semana tenho acompanhado nos noticiários a visita da cubana Yoani Sánchez ao Brasil, famosa por criar um blog Generacion-Y, no qual relata a vida dos cubanos dentro do regimento comunista dos irmãos Fidel e Raul Castro, durante 43 anos aproximados é o regime adotado dentro de cuba.

Para alguns um país que parou no tempo, não há tecnologia como se tem expandido no mundo, carros históricos, arquitetura preservada, por outro lado a Educação e Saúde já foram referencia mundiais, com a posse de Raul Castro no poder devido à idade avançada de Fidel Castro, tem se permitido certas liberdades que antes não tinham, muito timidamente, mas acontece.

Yoani Sánchez decidiu mostrar ao mundo como funciona o regime ditador de cuba, por meio de seu blog conseguiu achar uma brecha de mostrar como é o dia a dia dos cubanos, por boa parte de quem a conhece Yoani Sánchez é vista como uma traidora do regime de cuba, alguém que foi contra o sistema que foi criado, e por várias tentativas frustradas de sair de Cuba e divulgar seu trabalho, já que é formada em jornalismo, só agora conseguiu autorização de cuba para fazer seu tour por 12 países durante 80 dias ficará fora de Cuba, em seu primeiro destino o país escolhido foi o Brasil e surpreendentemente foi recebido com protestos em todos os lugares de onde passou, a maioria das suas apresentações foi alvo de protestos e obrigatoriamente interrompida pelos organizadores.

O que me surpreende na Yoani Sánchez é a forma diferente de pensar, uma pessoa que tem um raciocínio diferente e tem iniciativa, que eu acho o mais importante. Simples assim, ela quis relatar a vida dos Cubanos ao mundo, o que muitos dos seus cidadãos não têm coragem de enfrentar o regimento ditador de Cuba.

Como ela se tornou famosa, fica difícil para o regimento cubano “apagar” da história este inconveniente, e aqui no Brasil com muito cara de pau do Partido dos Trabalhadores, fanáticos ao regimento Fideísta, arma esses protestos para mostrar ao mundo jovens (o futuro da nação) associando a blogueira a uma agente da CIA, a uma associada americana, puramente fachada, alguém acredita que estes caras pintadas com cartolinas são de fatos sinceros em seus comentários? Não eu não acredito.E Manifesto aqui sim meu apoio a esta brilhante garota que teve a ousadia de pensar diferente e que incomoda a tanta elite deste país.

Quisera termos mais Yoani Sánchez aqui no Brasil, para relatar o descaso que este país sofre se lá o governo está presente em tudo, organiza, controla, aqui está à solta, rouba descaradamente e controlam nós brasileiros com leis desconcertantes e tributos abusivos e o povo? Nada faz... Renan Calheiros está no poder e foram entregues as assinaturas a favor da renuncia dele ao cargo, mas é barrado pela política controladora que sofremos, nós sim, somos prisioneiros de um sistema que nós mesmos colocamos no poder. E tira-los agora como faremos? Quem é o verdadeiro representante do povo que faz jus ao controle e pacificação deste país Brasil?

Protestos como esses feito contra a blogueira só mostra que somos manipulados por um sistema covarde, que não coloca a cara a tapa, mandam suas crianças fazerem o trabalho de adulto, para depois falar se algo der errado, são crianças, são jovens e tem o direito de errar?

Que vergonha Brasil, Que vergonha!

Robson Joaquim
Enviado por Robson Joaquim em 22/02/2013
Código do texto: T4153788
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.