Agregue mais uma habilidade: A de fazer a Diferença!

por Robson Joaquim

Todos os dias encontro pessoas conhecidas ou não que reclamam o tempo todo, seja sobre a fila, estacionamentos, trânsito, comida, muitos semáforos, atrasos nos transportes públicos ou privados.

Concordo até certo ponto, pagamos caríssimo por um mínimo de conforto e acabamos por inúmeras vezes viajando em pé, somos mal recebidos em um estabelecimento, mas a verdade é que vivemos em uma das maiores metrópoles do planeta, com um mix de raças e povos de diferentes culturas e hábitos.

O Japão, por exemplo, mais precisamente Tóquio é bastante populoso, mas entre seus cidadãos a disciplina e o respeito prevalecem, ou pelo menos tentam, apresenta problemas visíveis no metrô, onde inclusive tem pessoas contratadas para empurrar os passageiros para dentro da composição.

O que me chama a atenção e que é um assunto muito conhecido de todos e batemos na mesma tecla sempre, trata-se de "podemos fazer a diferença", mudar primeiro em nós o que gostaríamos que acontecesse na sociedade. Seja ela um simples hábito de não se jogar cigarros ou papéis na rua, xingar no trânsito, buzinar a toda hora, empurrar as pessoas no trem ou metrô, divulgar em casa produtos de origem duvidosas adquiridos de ambulantes, respeitar a faixa de pedestre, ter uma boa harmonia com sua vizinhança.

Pequenos gestos podem fazer uma grande diferença, mas não se pode desistir e nem exigir o mesmo dos demais, pois cada pessoa cultiva seu próprio hábito, ou seja, faça o que te faça feliz, mas os bons exemplos sempre querem copiar, uma coisa que funciona e é contra os costumes rotineiros, o pessoal gosta, acompanha, não é careta.

Se o que é proibido é mais gostoso, da mais prazer, porque não podemos incluir na lista é proibido ser careta? Ser um cidadão correto, de bons costumes? Talvez o pessoal vá ao embalo de acompanhar seus hábitos.

É extremamente horrível ver alguém cuspindo na rua, aquele papelzinho de bala no chão, o panfleto que pegou da mão do rapaz para a poucos metros jogar no chão, para que isso? Qual o sentido disso? O que agrega uma pessoa dessa?

Hora de fazer a diferença, principalmente em casa, na sua comunidade, na empresa onde trabalha faça a diferença, corteja os bons costumes, divulgue suas habilidades de deixar deste um mundo bem melhor. Tente pelo menos!

Robson Joaquim
Enviado por Robson Joaquim em 28/02/2013
Código do texto: T4163977
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.